RSS
  Whatsapp

Denúncia

Vereador Dr. Natan denuncia que não estão sendo encaminhados pacientes do HGC para o Serviço de Atenção Domiciliar do município

 

Na sessão desta terça-feira (04/06), na Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Dr. Elias Natan (PSDB), usou a tribuna para denunciar que o Hospital Geral não estaria encaminhando propositadamente, os pacientes que recebem alta médica da unidade, para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), ofertado pelo município. De acordo com o parlamentar, a orientação era por uma questão política partidária.

O Portal conversou com o vereador que explicou a importância do SAD, para os pacientes que recebem alta, mas precisam dar continuidade ao tratamento em casa. “Nós disponibilizamos para população de Camaçari um serviço que temos visto resultados positivos nas cidades que têm essa preocupação com à desospitalização. Os pacientes às vezes que ficam internados só em uso de medicação, e obviamente precisam de acompanhamento médico, correm o risco de infecções por bactérias mais resistentes, por conta do ambiente hospitalar, então, a secretaria instalou duas equipes multiprofissional, com médico, enfermeira, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos e nutricionistas, que fazem esse acompanhamento na casa das pessoas", pontuou.

Segundo o vereador, quando ainda era secretário de Saúde do município, a pasta se reuniu com o HGC para apresentar o SAD e manter a parceria. "Entendendo que de lá sairia o nosso maior número de pacientes a serem acompanhados pelo serviço, estabelecemos fluxo e com um ano de funcionamento, ainda não houve nenhum paciente encaminhado pelo hospital”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, essa ausência de encaminhamentos causou estranheza na Sesau. “Alguns pacientes tem nos procurado de forma espontânea, oriundos do próprio Hospital Geral, e tem recebido o seu acompanhamento em domicílio. Hoje, recebemos denúncia de que teria uma orientação que os pacientes de lá do HGC, não fossem direcionados para o SAD. Isso nos preocupa e muito, porque primeiro é envolve a questão política partidária com a questão da saúde, que é uma coisa que a gente sempre vem discutindo para deixar a parte, a questão mais técnica, mais humana de lado, e as políticas se discutem de outra forma", declarou.

Dr. Elias Natan ressaltou que espera que a denúncia não se confirme, mas ao tomar ciência, se viu na obrigação de tornar público o assunto. "Esperamos que o HGC se posicione sobre o porque nenhum paciente foi encaminhado para o SAD em um ano. Fica aberto esse questionamento e aguardamos o esclarecimento”, finalizou.

Mais de Camaçari