Facebook
  RSS
  Whatsapp

30 novos ônibus elétricos vão renovar a frota em Camaçari

Compartilhar

 

Camaçari está prestes a receber um impulso significativo no que diz respeito à oferta do serviço de transporte público. É que o município foi contemplado com 30 novos ônibus elétricos para renovação na frota. A ação representa um marco importante na área de mobilidade urbana da cidade, e é fruto direto do esforço da administração municipal, que submeteu projetos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do governo federal.

A aquisição foi impulsionada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), que cadastrou três projetos no PAC, no fim do ano passado, por meio da plataforma Transferegov. A confirmação da aprovação estava sendo aguardada com expectativa, e agora traz um novo horizonte para a mobilidade urbana da cidade.
 
Além da aquisição dos 30 ônibus elétricos, que tem a ver com a área de transporte público, os outros dois projetos são na área de mobilidade urbana, e infraestrutura, que prevê a construção de dois novos terminais de integração, um na sede e outro na costa, este último em Arembepe, visando aprimorar substancialmente os serviços oferecidos à população.
 
O diretor-superintendente da STT, Helder Almeida, ressaltou a importância estratégica desses projetos para o município. “Estamos diante de uma oportunidade crucial de promover o desenvolvimento local, gerando emprego e renda através de obras que irão melhorar significativamente a mobilidade urbana e o transporte coletivo em nossa cidade. É essencial que continuemos buscando recursos para atender às necessidades da população”, ressaltou.

Ainda, segundo Helder, os ônibus elétricos, somados aos novos terminais, vão dar um salto de qualidade na mobilidade urbana de Camaçari. Ele também ressaltou os esforços da prefeitura na área do transporte público, mesmo com a crise nacional enfrentada pelo setor. “O transporte público vive uma crise no país. Basta ver aqui na Bahia, onde o transporte metropolitano enfrenta diversos problemas. Várias empresas quebraram, e mais de 1.500 trabalhadores foram demitidos. Aqui no município estamos empenhados em enfrentar estes problemas e garantir um serviço digno à população”, destacou.

Coordenado pelo Ministério das Cidades, o PAC Seleções faz parte do eixo de “Cidades sustentáveis e resilientes”, e a aquisição dos ônibus faz parte do sub-eixo “Mobilidade urbana e sustentável”.

Agêcia Camaçari

Mais de Camaçari