Facebook
  RSS
  Whatsapp

Agricultura familiar une qualidade, sustentabilidade e sabor à mesa de baianos

Dentre os alimentos certificados, estão polpas de frutas, sequilhos, café, queijos e mel. Itens bem rotulados, com a qualidade da agricultura familiar da Bahia e prontos para acessar os mercados.

Compartilhar

 

Mais de 600 mil baianos estão envolvidos na produção de alimentos através da agricultura familiar, na Bahia. Esses agricultores desempenham um papel crucial ao fornecer produtos como mel, floco de milho, café e chocolate, entre outros, que são essenciais na mesa de famílias como a de Maria Isabel e Danilo Lima. O casal frequenta assiduamente o Empório da Agricultura Familiar, localizado na Ceasinha do Rio Vermelho, em busca de itens produzidos no interior do estado.

Para Maria Isabel, a qualidade dos produtos é o maior atrativo. “Sempre que venho ao Empório da Agricultura Familiar, fico encantada com a excelência dos produtos oferecidos. É gratificante saber que posso contar com alimentos frescos e de alta qualidade para minha família.” Já para Danilo, os baixos preços chamam atenção. “O que mais me impressiona aqui é a relação entre qualidade e preço. Encontrar produtos tão bons por preços acessíveis é um diferencial que nos mantém como clientes fiéis.”

A produção é marcada pelo cuidado e pela dedicação dos produtores. Os alimentos que chegam prontos para consumo à mesa dos baianos são resultado desse trabalho árduo e comprometido. A secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), concede o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para produtos de diversas empreendimentos baianos, atestando a qualidade do que é produzido. 

Dentre os alimentos certificados, estão polpas de frutas, sequilhos, café, queijos e mel. Itens bem rotulados, com a qualidade da agricultura familiar da Bahia e prontos para acessar os mercados.

Ícaro René, o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar, destaca que os produtos se destacam pela sua qualidade, originada do cuidado e dedicação das mãos familiares que os produzem no campo. “Ao serem beneficiados e comercializados, esses produtos agregam valor, mostrando a diversidade e riqueza da agricultura familiar baiana. O selo de certificação da agricultura familiar garante não apenas a qualidade dos produtos, mas também o apoio à renda das famílias rurais, fortalecendo os laços entre produtor e consumidor”.

De acordo com o diretor da Companhia de Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o Governo da Bahia tem promovido o fortalecimento das associações e cooperativas da agricultura familiar. “Somente em 2023, mais de R$ 500 milhões foram investidos para fortalecer todo o processo, desde a base produtiva até o apoio para o acesso ao mercado. Os recursos aplicados buscam fortalecer os diversos sistemas produtivos e contribuir para o crescimento e consolidação desse segmento. Destaques incluem a construção ou requalificação de mais de 420 agroindústrias em todo o estado, gerando emprego e renda para milhares de famílias”.

O total de investimentos na agricultura familiar ultrapassa os R$ 4 bilhões, visando promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais e garantir a produção de alimentos de qualidade. Mais de 2 mil produtos da agricultura familiar circulam em mercados privados e institucionais.

Além dos investimentos realizados, o governo implementa novos projetos para ampliar o apoio à agricultura familiar, como o “Bahia que Produz e Alimenta”, atendendo 30 mil famílias e 600 organizações produtivas. Recursos também são destinados para garantir o acesso à água e promover a recuperação e conservação ambiental, através do projeto “Parceiros da Mata”, incentivando a produção agroecológica e o manejo sustentável dos recursos naturais.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Mais de Salvador