Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mães de Autistas da Orla participam de Sessão sobre inclusão e declaram que a Casa precisa de mais representantes que levantem essa bandeira

Compartilhar

 

O Grupo de Mães de Autistas da Orla prestigiou a Sessão Especial de entrega de títulos, honrarias e troféus, realizada na Câmara Municipal de Camaçari, na tarde da última segunda-feira (25/03), a convite do proponente, o vereador Gilvan Souza (PSDB). A atividade foi marcada por homenagens a pessoas, em especial, as que trabalham com a inclusão social plena.

Em entrevista ao Portal, a líder do grupo, a mãe atípica Lilian Lacerda, pontuou que estavam presentes para prestigiar e também cobrar. “Nós fomos convidadas, porque como é uma honraria relacionada à inclusão, nós tínhamos que estar presentes. Inclusive a doutora Neide [que recebeu o Prêmio Camaçari da Inclusão] faz atendimento de crianças do nosso grupo e daquelas mães da Costa, que têm nos procurado pedindo ajuda, e através do vereador Gilvan, que foi quem proporcionou a vinda dela para cá. E aí nós viemos também fazer essa homenagem a ela por ser uma profissional que tem abraçado de forma muito generosa e amorosa essas mães, que quando tem um diagnóstico vem todo um luto, todo um processo de aceitação e ela faz tudo isso com muito cuidado, com muito carinho. E homenagear o vereador Gilvan também, porque nesse decorrer de um ano e meio que o nosso grupo está aí batalhando, buscando por atendimentos, por acolhimento, pelo reconhecimento que nossos filhos existem, ele sempre nos apoiou. Então, é um momento de realmente dar as mãos uns aos outros e dizer sim, tem que haver inclusão em todos os lugares, tem que haver aceitação de nossas crianças e de nós familiares atípicos. Não somos melhores do que ninguém, mas precisamos desse olhar diferenciado porque as nossas dificuldades são bem maiores”, exaltou.

Questionada sobre os avanços na oferta de atendimentos diversos para as crianças autistas, desde a criação do grupo, Lilian pontua alguns, mas ressalta que ainda falta muita coisa. “Avanço principalmente na questão da educação, da forma como a Secretaria de Educação tem procurado absorver nossos alunos, colocando mais cuidadores, inclusive com esse concurso que teve e agora com o REDA, que está sendo aberto também. Então assim, esse olhar diferenciado da Seduc tem sido muito importante para gente. Além disso continuamos com buscas na Sesau e em outros setores. Tivemos o apoio na questão do transporte com o seu Helder, que tirou aquela história de que ‘uma mãe que já tem um passe vai ter que refazer tudo de novo’. Então, na verdade, facilitou um pouco mais para essas mães, pois já é muito difícil conseguir fechar de diagnóstico, e quando fecha tem toda a questão do neuropediatra que está faltando na rede pública. Mas não é só em Camaçari, a gente também tem que ser realista quanto a isso", pontuou. 

Lilian afirmou ainda que o Grupo de Mães pretende apoiar o vereador Gilvan Souza nas eleições municipais de outubro, que por ser suplente deixou a Casa Legislativa nesta terça-feira (26). “Vamos apoiar ele sim porque é uma pessoa que esteve o tempo todo junto com a gente nas horas tristes, mas também nas horas boas.  Então, a gente quer sim que ele venha a ser reeleito, que fique aí com a gente, mas vamos continuar cobrando como sempre fizemos. Nós não estamos levantando bandeira de partido, nós estamos precisando de pessoas que nos representem. Então, o que a gente precisa de representatividade e seu Gilvan tem feito isso, como o Portal Abrantes também, por isso muito obrigada mesmo, em nome de todas as mães”, concluiu.

Mais de Camaçari