Facebook
  RSS
  Whatsapp

APAE Camaçari participa de Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Camaçari

Compartilhar

 

A Sessão Especial de entrega de títulos, honrarias e troféus, realizada na Câmara Municipal de Camaçari, na tarde da última segunda-feira (25/03), pelo vereador Gilvan Souza (PSDB), contou com a presença da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Camaçari. Em entrevista ao Portal, o gestor da instituição, Marcondes Souza, falou da importância da Casa Legislativa homenagear pessoas que se dedicam a inclusão social, bem como da necessidade de um apoio mais efetivo do poder público municipal.

“Foi muito bom essa homenagem do vereador Gilvan, falando em nome da Câmara de Vereadores, reconhecendo o trabalho da APAE aqui em Camaçari, reconhecendo o trabalho dos nossos assistidos também, a representatividade da pessoa com deficiência, isso é muito importante. O poder público está olhando com esse olhar mais carinhoso para APAE Camaçari e só temos a agradecer a esse prêmio, essa homenagem. E também agradecer pela Medalha Irmã Dulce a professora Lícia, muito merecida pelos trabalhos prestados a cidade, a APAE, e com a comunidade em si, ela mereceu bastante”, destacou Marcondes. 

Atualmente a APAE assiste 275 pessoas com deficiências múltiplas, no turno da manhã e à tarde. “Na APAE ofertamos serviço na área da educação, assistência social, temos psicólogos, psicopedagogos. Estamos buscando agora inserir a área médica, porque hoje a demanda é muito suprimida em relação a um neuropediatra. Precisamos também de um fonoaudiólogo e um terapeuta ocupacional, o famoso TEO, para fazer atendimento para pessoas com Transtorno Espectro Autista. Então, hoje o APAE tem uma gama de profissionais, porém para o atendimento ser completo precisamos da composição de outros profissionais, e por isso clamamos por uma parceria com o poder público na área da saúde. Pedimos ao secretário de Saúde que venha nos visitar, conheça nossa realidade. Temos dentro do APAE uma cadeira de dentista para fazer atendimento as nossas crianças, porém não temos o profissional”, salientou.

De acordo com o gestor, as dificuldades da APAE Camaçari são diárias, por conta das demandas dos assistidos. “Uma pessoa com deficiência hoje tem dificuldades na mobilidade, tem as dificuldades em si do tratamento, porém estamos aqui para conseguir tentar vencer as dificuldades. Hoje precisamos de uma sede, e esse é a nossa maior luta, a nossa maior briga. Temos um pedido, que inclusive do vereador Gilvan e o vereador Dilson Magalhães, que são pessoas do poder público e que nos apoiam, onde houve uma doação de um terreno, está em tramitação, para que APAE Camaçari conquiste sua tão sonhada sede. O vereador Dilson Magalhães foi atrás de uma emenda parlamentar e conseguiu um carro que vai trazer mobilidade para nossos assistidos. O vereador Gilvan conseguiu a reforma o imóvel que ocupamos hoje, cedido pela Prefeitura, porém precisamos da nossa própria casa", reforçou.

Para entrar em contato e saber mais sobre a instituição só acessar o Instagram @apedecamacari. O espaço também aceita voluntários nas mais diversas áreas.

Mais de Camaçari