Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sessão Especial entrega honrarias para pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade

Compartilhar

 

Em Sessão Especial, realizada na tarde desta segunda-feira (25/03), a Câmara de Camaçari prestou homenagens a personalidades que possuem contribuição para o município em diversas áreas em que atuam. O proponente da sessão, e autor dos projetos de resoluções que concederam as honrarias, o vereador Gilvan Souza (PSDB), conduziu a atividade, que contou com plenário lotado.

“As pautas que debatemos aqui estão relacionadas ao bem-estar da cidade. E esse bem-estar se refere a pessoas. E nesse momento, vocês estão convidados para conhecer alguns protagonistas que estão batalhando dentro dessa lógica de oferecer bem-estar para a nossa cidade, para as pessoas da nossa cidade. Esse é momento de celebrar o trabalho e a dedicação dessas pessoas que alcançaram uma representatividade dentro de Camaçari, através do que tem feito para o desenvolvimento da coletividade”, afirmou o vereador Gilvan Souza.

Uma das principais honrarias concedidas pela Casa Legislativa é o Título de Cidadão de Camaçari, que durante a sessão foi entregue a José Humberto Simões Leite. Natural de Vitória da Conquista, chegou em Camaçari, em 1999, atraído pela implantação da Ford. Em 2000, abriu o restaurante Boa Boca, no centro de Camaçari. Participou do movimento para instalação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), compondo a sua primeira diretoria. Em 2004, fez parte da criação do núcleo de pequenos e micros empresários de Camaçari. A partir daí, acumulou outras contribuições na administração pública municipal: como administrador do Centro Comercial de Camaçari, coordenador de serviços públicos, subsecretário da Secretaria de Cidadania e Inclusão e superintendente de Trânsito e Transportes.

“Eu tinha uma ansiedade em fazer essa homenagem a Humberto. Eu não imaginava que ele não fosse daqui, diante de tanto carinho, amor e dedicação que tem pela cidade. Esse título está sendo entregue pelo mérito deste homem, pela sua dedicação ao empreendedorismo e ao fomento do turismo na Costa de Camaçari, sempre participando das pautas de interesse de Arembepe e contribuindo com o setor turístico”, destacou o vereador Gilvan. Em agradecimento, o homenageado contou um pouco da sua história e falou sobre seu amor pela cidade. “Essa terra é muito especial para mim. Ela pulsa oportunidade, ela encanta quem aqui chega. Aqui vemos tantas revoluções, com a chegada de empresas importantes, e que assim segue. Seguiremos lutando cada vez pelo incentivo para o empreendedorismo”, declarou.

Já a Medalha Irmã Dulce foi entregue pelo parlamentar à professora Lícia Mattos, que em Camaçari dedicou-se à vida em prol da educação e da assistência social. Ingressou na Secretaria de Educação como professora, onde exerceu diversos cargos e coordenações, sendo uma referência no setor. Mesmo após a sua aposentadoria, Licia ainda encontrou motivação para seguir como entusiasta da educação e do acolhimento social. Há treze anos, já aposentada, a professora demonstrou um dos gestos mais bonitos de sua carreira: assumiu a presidência da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Camaçari, onde faz parte da diretoria, até os dias atuais.

“Essa homenagem é uma das mais difíceis para mim, pois muito me emociona. Eu me sinto filho desta mulher e esse momento é de muita emoção. Lícia é mãe de um grande amigo, que nos deixou recentemente, que foi Fábio Mattos, que tive o prazer de ter como assessor no nosso mandato, mas, muito mais do que isso, foi meu irmão de vida. Ele está aqui e juntos sentimos toda a bondade, toda a generosidade que permeia essa família. Somos muito gratos por tudo que Lícia fez e faz por nossa cidade”, afirmou emocionado o parlamentar. Em agradecimento, a homenageada afirmou estar emocionada com o momento. “Aqui eu só quero agradecer por tudo. Vejo aqui tantas pessoas especiais que fazem parte de tantas lutas que abraçamos juntos. São filhos e filhas, de sangue e de coração, que nos ajudam a seguir firmes nas nossas missões, nas nossas loucuras, como às vezes costumo dizer. Só tenho que agradecer por todo apoio que recebo”, concluiu.

Foram entregues ainda pelo vereador o Prêmio Mulher Destaque a Edileuza de Jesus Costa; a Medalha Marquês de Abrantes, destinada a Edvaldo Barbosa, e a Medalha Desembargador Montenegro, que foi entregue a Jailson Guerra.

O parlamentar também entregou durante a sessão a 4ª Edição do Prêmio Camaçari da Inclusão, destinada aqueles que se destacaram com ações em prol da inclusão, autonomia e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência ou que tenham relevantes serviços sociais, pautados no acolhimento, apoio e incentivo aos que estão em situação de vulnerabilidade. Foram agraciados José Hilton Alves dos Santos, Ivaneide Costa Matos, Manoel Simão, Fernanda Santos de Jesus, Projeto Social Treino para Vida (PSTV) e Rogério Santos. A sessão contou, ainda, com a apresentação o Grupo de Dança da Apae.  
 

Mais de Camaçari