Facebook
  RSS
  Whatsapp

Câmara recebe comunidade católica para celebrar a Campanha da Fraternidade 2024

Compartilhar

 

A Câmara Municipal de Camaçari realizou, na manhã desta sexta-feira (22/03), uma Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2024, que traz como tema “Fraternidade e Amizade Social”. A atividade atendeu ao requerimento de Nº 004/2024, de autoria do vereador Tagner (PT), e contou com a participação de autoridades religiosas do município, da região metropolitana, além da comunidade católica.

O autor da sessão abriu os discursos ressaltando a importância de a Câmara abrir as portas para celebrar a Campanha da Fraternidade. “Pra nós é motivo de orgulho fazer parte dessa construção, de mais uma vez debater o tema desta Campanha dentro do Legislativo, de trazer a igreja para dentro desta Casa, e dizer com alegria que somos uma grande família. Muitos não podem estar aqui conosco na Casa do Povo, mas fraternidade é também ter o compromisso de falar com a voz de quem não pode. A Câmara é o lugar do embate acalorado, mas é muito mais o lugar do diálogo, porque cada vereador pensa diferente, mas é no diálogo que podemos fazer valer os ensinamentos de Cristo”, exaltou Tagner.

Após passar no telão do plenário o vídeo oficial da Campanha da Fraternidade 2024, que exalta a mensagem “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o Bispo Diocesano de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, assumiu a tribuna e exaltou a “feliz coincidência” da Sessão Especial ser realizada na véspera do Domingo de Ramos, celebrando dia 24 de março. “A Campanha da Fraternidade não esvazia o sentido da Quaresma, ela dá carne, dá concretude à Quaresma. Aproveito para fazer um apelo para que as pessoas doem para a Campanha, porque tantos projetos bonitos são atendidos pelo Brasil, de geração de renda, de assistência social e que ajudam quem mais precisa. Por isso peço que ninguém desanime de doar para a coleta da solidariedade”, ressaltou.

O Bispo Dom Dirceu ainda pontuou que a Campanha da Fraternidade sempre quer chamar a atenção para um tema existencial e que toca a vida das pessoas. “Hoje enfrentamos dois problemas em especial, a fragmentação e a polarização da sociedade. Ambos são danosos, e a Campanha vem chamando a atenção para isso. Sempre digo que quando alguém nos faz recordar algo óbvio, é porque alguma coisa não está bem. Então, agradeço essa Casa por nos permitir debater esse tema, tão importante para a nossa sociedade que está enferma”, salientou.

O Vigário Geral da Diocese de Camaçari, cônego Osmar Júnior, em sua palestra falou que o tema da Campanha deste ano deve começar dentro de cada cidadão. “Como igreja devemos fazer uma diferença grande, e falar de Fraternidade e Amizade Social é preciso e necessário para a vivência de uma autêntica e verdadeira fé, e não de uma fé de oportunismos. Então que o senhor nos ilumine, nos fortaleça e que de fato sejamos irmãos e irmãs”, disse.

Em sua fala, o vereador Vavau (PSB) mencionou que a Câmara cumpre um papel importante ao falar sobre a Campanha da Fraternidade. “Nós temos que amar ao próximo, e ao fazer essas sessões nós fortalecemos essa irmandade. O que a gente precisa é isso, união para que a Casa do Povo possa ajudar a todos, sem olhar a quem”, concluiu.

A Sessão Especial foi encerrada com orações, louvores e a música da Campanha da Fraternidade.

 

Ascom CMC

Mais de Camaçari