Facebook
  RSS
  Whatsapp

Um dos primeiros profissionais de comunicação a cobrir as sessões na Câmara de Camaçari, Moura Boca Livre, lembra com carinho do passado

Compartilhar

 

O radialista Moura Boca Livre, um dos primeiros profissionais de comunicação a fazer a cobertura dos trabalhos legislativos em plenário, na Câmara Municipal de Camaçari, foi citado na Sessão Especial, realizada nesta quinta-feira (21/03), para celebrar os 76 anos de fundação da Casa. O Portal conversou com o profissional, que relembrou com carinho histórias da época.

Dos 76 anos existência da Casa, Moura Boca Livre atuou na cobertura de 36 deles. “Desde de julho de 1988, na Rua Ponciano de Oliveira, antiga sede da Câmara, no centro da cidade, na gestão do então presidente, saudoso Zé Élis, o prefeito naquele momento justamente era o Luiz Carlos Caetano, que concluía, foi gestor em 86, 87, 88. Aí em 89 Tude prefeito e Mônaco presidente da Câmara. Naquela época não tinha Google, não tinha Zap, não tinha Facebook, não tinha internet. A gente tinha que buscar a notícia, acompanhando na Câmara. Hoje você pode ficar em casa, que a gente recebe pelo pessoal da comunicação da Câmara, todo o material, todo o histórico”, contou.

Moura, lembra que os debates entre os vereadores nas antigas instalações da Câmara eram acirrados. “Inclusive vereadores da base do governo, do mesmo partido, como a doutora Ana Coutinho, advogada, que foi vereadora por apenas um mandato pelo PTB, e Juarez Moura de Oliveira também do PTB, que era o líder do governo na Câmara, ela chamava ele de ‘menino de recado do prefeito’, mesmo sendo da base do prefeito Tude. O ex-vereador Téo Ribeiro acompanhava o pai dele, que era vereador, com receio do pai dele não ser agredido durante os debates, o senhor Deusdeth Ribeiro, não só ele como o seu irmão, César, acompanhavam porque sabiam que a sessão era acirrada. Eu já vi lá alguns entraves, mas também muita coisa de bastidores, como o clima tranquilo que ficava depois das sessões quando eles saiam para jantar, porque as sessões eram a noite”, salientou.

Filho de Camaçari, Moura ficou feliz com o registro feito pela Casa na Sessão Especial. “Faço o que eu gosto, que é a comunicação. Naquela época fazia a cobertura pela rádio Metropolitana, tive o prazer em trabalhar na rádio AM, FM. Trabalhei aqui na TV Câmara por dois anos e meio. Hoje estamos com o nosso site o Boca Livre Notícias, enfim, fazendo o que eu gosto. A Câmara Municipal de Camaçari é a verdadeira Casa do Povo, certamente os vereadores são os legítimos representantes da comunidade, e a comunicação é um elo importante de ligação entre a população, o executivo, o legislativo”, exaltou.

Mais de Camaçari