Facebook
  RSS
  Whatsapp

Dra. Elaine Laranjeira faz balanço do Festival de Arembepe 2024 e fala do planejamento para a segurança da orla

Compartilhar

 

O Portal foi até a 26º Delegacia Territorial (DT) de Vila de Abrantes conversar com a delegada titular, Dra. Elaine Laranjeira, para saber sobre o balanço das ações da unidade, durante os quatro dias do Festival de Arembepe 2024. Para a autoridade policial, a festa foi “bonita, organizada e dentro das questões de segurança, foi de paz”.

De acordo com a delegada, houve uma redução do número de furtos e roubos, muito por conta de um trabalho integrado com a Polícia Militar e a Penal. “Contamos com a Central de Monitoramento Eletrônica de pessoas, que por exemplo, estava monitorando quem usava tornozeleira eletrônica, se estava em descumprimento. Então, eles avaliavam o circuito onde o indivíduo estava, e aí indicava pra nosso agente de campo que está conectado no celular, acessando as câmeras, o local e como a pessoa está vestida, nós fazíamos a abordagem e levávamos a pessoa para o posto. Então isso foi muito produtivo. Conseguimos pegar dois que estavam descumprindo a determinação judicial”, pontuou.

Em relação a uma das principais ocorrências do Festival, e que ganhou grande repercussão na internet, a agressão ao morador de Abrantes, Israel Amoedo, a delegada esclareceu como está o andamento das investigações. “De imediato, assim que a ocorrência chegou aqui, começamos a apuração. Solicitamos as imagens do local, uma boa parte das testemunhas nós já ouvimos. O próprio Israel já foi ouvido por vídeoconferência, o suposto agressor está agendado para ser ouvido na semana que vem, ele se prontificou a vir prestar esclarecimentos em relação ao fato, e todas as providências inerentes ao caso estão sendo adotadas pela polícia judiciária”, disse.

Sobre as ações de rotina da 26º DT, Dra. Elaine destacou que existe um planejamento para o primeiro trimestre. “Com o objetivo de atuarmos principalmente nos crimes mais graves, como o de homicídio, mas apuramos tantos os crimes de violência doméstica, quanto os que envolve crianças e adolescentes infratores. Estamos elaborando algumas metodologias e ações para que possamos dar uma resposta mais rápida e efetiva a sociedade”.

O Portal já fez inúmeras matérias cobrando a requalificação da estrutura da 26º, que estava precária, e algumas mudanças já aconteceram. Dentre elas o retorno de um telefone fixo na  unidade, que está de plantão 24h. O número é (71) 3462-9026.

Mais de Camaçari