Facebook
  RSS
  Whatsapp

Abriu hoje (12) as inscrições do FIES 2024

Compartilhar

 Divulgação

Começam hoje (12/03), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), onde os interessados em participar têm até sexta-feira (15) para acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/fies, já o resultado saí dia 21 de março. O programa do Ministério da Educação (MEC), foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e visa financiar os estudos em cursos superiores privados, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Inep/MEC.

Segundo site do MEC, para se inscrever nos processos seletivos do Fies o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como "treineiro". Os interessados ainda precisam ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Ainda existe a modalidade Fies Social, onde além dos critérios acima, tem que estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Caso atenda todas as condições, o pré-selecionado no processo seletivo, poderá ter concedido até 100% do encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior – IES no curso a ser financiado, desde não ultrapasse os valores definidos pelo Comitê Gestor do Fies.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, e o candidato deverá ter uma conta GOV.BR do governo federal para entrar no sistema de inscrição do Fies. Caso seja o primeiro acesso nessa plataforma, é necessário fazer o cadastro para criação de uma conta.

Mais de Outras