Facebook
  RSS
  Whatsapp

Centro de equoterapia completa 17 anos e celebra parceria com a Sesau

Compartilhar

 

Conveniado com a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), o Centro de Equoterapia Nosso Lar completou 17 anos de fundação, celebrados nesta quarta-feira (6/3) com a presença de secretários municipais, pais e pacientes assistidos, entre outros convidados. A instituição atende 70 pessoas, entre crianças e adultos, que são encaminhados por meio da pasta para tratamento de reabilitação biopsicomotora.
 
Ao comentar sobre a importância do método terapêutico oferecido pelo centro, o gestor da Sesau, Elias Natan, destacou que, “esta é uma estratégia de tratamento pioneira no estado da Bahia, que promove a recuperação de pacientes com sequelas causadas por AVC [Acidente Vascular Cerebral], acidentes em geral, bem como pessoas com autismo e outras deficiências”. O titular da pasta ainda explicou que existe um processo de ampliação da oferta dos serviços em andamento. “A expectativa é ampliarmos em 25% o atendimento, o que equivale à oferta de mais 17 novas vagas”, concluiu.
 
Para Zulmira Sena, fundadora do Centro de Equoterapia Nosso Lar, comemorar 17 anos atendendo a população do município é um grande presente. “Esse evento é para mostrar à sociedade de Camaçari e região, que existimos. É um momento de brindarmos cada criança, jovem e adulto que está em contínua evolução. Ter a presença de mães e pais comemorando conosco, não só o aniversário de fundação, mas o desenvolvimento dos seus filhos e filhas, é emocionante demais”.
 
A moradora do bairro Nova Aliança (Phoc I), Catiana Nunes, 36 anos, comentou que iniciou o tratamento da filha Sofia de Andrade, 9 anos, em 2018. Na ocasião, ela foi encaminhada pelo Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar). Ao avaliar como excelente a evolução da criança, pontuou que, “ela tinha dificuldade de firmar o tronco e não conseguia sentar. A partir do tratamento, com o auxílio dos cavalos, a estrutura física foi se fortalecendo. Hoje ela fica em pé e consegue andar dentro de casa. Eu avalio esse trabalho com nota dez”.
 
Para acessar os serviços de saúde em equoterapia oferecidos pela Sesau, interessados devem buscar atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), localizado na Rua Natividade (atrás do antigo Bom Preço), Centro; ou através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), localizado na Rua Antônio Félix Martins n.º 70, Parque Verde. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.
 
Também participaram do evento de comemoração pela passagem do aniversário do centro de equoterapia, o gestor da Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo; além de técnicos da Sesau. 

Agência Camaçari

Mais de Camaçari