Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Tem início no município a instalação de 3.500 luminárias de LED

Compartilhar

 


Por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), e a Neoenergia Coelba, teve início a requalificação que prevê a substituição de lâmpadas da rede de iluminação pública do município, pela instalação de 3.500 luminárias de LED nas principais vias localizadas na sede e na costa da cidade. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
De acordo com o responsável pela Coordenação de Iluminação Pública (CIP) da Sesp, Bruno Leandro Pinheiro, duas equipes vão trabalhar em horários diferentes para otimizar a instalação, especialmente nas ruas do Centro da cidade. “Devido ao grande fluxo de veículos, e intensa movimentação no trânsito, em algumas localidades serão priorizados os horários mais tranquilos para realizar as trocas sem grandes transtorno”.
 
Com relação aos impactos positivos que a substituição dos equipamentos promoverá no dia a dia da cidade, Bruno destacou a significativa economia sobre o consumo de energia. “Essa mudança vai resultar na redução de cerca de 50% do consumo de energia, o que vai garantir menor custo no imposto, tanto para a população quanto para o município. Além disso, com os novos equipamentos, as ruas ficarão mais bem iluminadas”. O coordenador ainda pontuou como vantagem, a mínima necessidade de manutenção, visto que as lâmpadas em LED podem durar mais de 10 anos, sem precisarem ser trocadas.
 
Outra característica favorável das modernas luminárias tem relação com o cuidado com o meio ambiente, considerando que as lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio contêm substâncias químicas prejudiciais, que não apenas representam riscos à saúde das pessoas, mas também para o meio ambiente, pois a quebra dessas lâmpadas pode ser especialmente perigosa devido à liberação desses componentes químicos.
 
De acordo com a Neoenergia Coelba, a doação das lâmpadas beneficia diretamente a população do município e também a sociedade como um todo, pois impacta positivamente o meio ambiente, sendo esta mais uma ação que demonstra o compromisso da empresa com a Bahia.
 
Ao comemorar sobre as melhorias na iluminação que chegaram ao bairro Parque Satélite, a dona de casa Maria do Socorro da Silva, 61 anos, comentou sobre os aspectos relacionados à segurança das vias. “Vai melhorar a luminosidade, sobretudo a sensação de segurança para quem vive aqui. Uma rua mais iluminada traz mais segurança para todos”, pontuou a moradora.
 
De acordo com o calendário elaborado para a execução dos serviços, os trabalhos, que iniciaram na semana passada na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), devem durar três meses. Outros locais da sede, que também receberão as melhorias são: as avenidas 28 de Setembro (antiga Radial A), Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), do Contorno do Centro Administrativo, Francisco Drumond, Luiz Gonzaga e Acajutiba. Além da Avenida Sul, no trecho que compreende os bairros Inocoop e Parque Verde I.
 
Ao comemorar sobre as melhorias na iluminação que chegaram ao bairro Parque Satélite, a dona de casa Maria do Socorro da Silva, 61 anos, comentou sobre os aspectos relacionados à segurança das vias. “Vai melhorar a luminosidade, sobretudo a sensação de segurança para quem vive aqui. Uma rua mais iluminada traz mais segurança para todos”, pontuou a moradora.
 
O cronograma também inclui benfeitorias na iluminação das ruas Costa Pinto e Eixo Urbano Central, no Centro, bem como em toda região comercial do bairro; também a Abaré, no bairro Gleba C; e das Flores, na Gleba E.
 
Na região costeira do município, a nova iluminação será instalada nas principais avenidas de Jauá, Areias, Vila de Abrantes, Monte Gordo, Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe.
 
Vale lembrar que as localidades de Guarajuba e Itacimirim também vão receber as melhorias, por meio das ações que fazem parte do Projeto Caminhos do Mar, inseridas dentro do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, realizado em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Foto: Tiago Pacheco
 

Agêcia Camaçari

Mais de Cidades