Facebook
  RSS
  Whatsapp

“Eles não fizeram um décimo pela saúde comparado a nossa gestão”, afirma secretário Elias Natan sobre o grupo de oposição

Compartilhar

 

Prestes a retornar à Câmara Municipal de Camaçari, o vereador licenciado e atual secretário de Saúde, Dr. Elias Natan, acompanhou a sessão solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2024, realizada na manhã desta terça-feira (20/02). O gestor na oportunidade falou das expectativas para retornar a Casa, fez um balanço das ações realizadas na Sesau e afirmou que o grupo de oposição não pode criticar os serviços ofertados pela pasta.

Sobre seu retorno à Câmara, o secretário disse que vai continuar trabalhando em prol da população, só que de uma outra forma. “A expectativa é muito boa, primeiro de poder agora estar contribuindo mais ainda com a saúde do município com uma outra função, trazendo propostas, projetos e orientações no sentido de avançar mais na saúde. A gente tem uma perspectiva muito boa com relação ao processo eleitoral que vai caminhar porque fazemos parte de um grupo político que é muito forte, com muito trabalho e realizações no currículo. O prefeito em seu discurso hoje trouxe de forma muito contundente todas as ações realizadas na cidade e que foram importantes na vida da população de Camaçari. Então vamos entrar num período de pré-campanha, onde a gente vai ter a oportunidade de estar esclarecendo e conscientizando a população sobre os riscos de um retrocesso. Acho que a Camaçari nesses 7 anos teve avanços significativos em todas as áreas, em todo o município, e não tem um bairro, uma região de Camaçari que não tenha sido contemplada com alguma ação do governo, e o povo é sábio”, disse.

Sobre as críticas do grupo de oposição em relação a oferta dos serviços de saúde a população de Camaçari, Dr. Elias Natan disse que é importante comparar o antes e o depois. “A gente não entende como é que eles batem em todas as áreas da saúde, desde a atenção primária, secundária, de ação de vigilância. Não tem um segmento da saúde que não tenha tido avanços, e isso eu falo isso comparando nossos indicadores com os da gestão da oposição. Acho que é um tema que eles deveriam abordar menos, porque eles não fizeram um décimo do que essa gestão fez. Então a gente vai ter oportunidade nessa Casa de demonstrar com números todos os avanços como o aumento de cobertura no município, cirurgias eletivas, o mutirão que fizemos com o Sesau Fila Zero, são quase 7 mil cirurgias realizadas nesse município. Avançamos nas policlínicas na região da costa de Camaçari, implantamos novos serviços como o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, policlínica pediátrica, UPA pediátrica, farmácia 24 horas, odontologia 24 horas nas UPAs. Temos problemas ainda na saúde, principalmente porque Camaçari oferece muitos serviços e por isso ainda tem uma invasão de usuários de outros municípios, o que dificulta porque executamos nosso planejamento com risco”, explicou.

Sobre quais ações se orgulha de ter implantado na saúde, o secretário pontua as principais na sua opinião. “Tudo foi fruto de um trabalho com uma equipe maravilhosa e eu diria que fazer cirurgias, que é uma coisa que salva a vida das pessoas e evita o retorno às UPAs, foi um marco significativo, acho que isso foi impactante. Ter um serviço do SAMU organizado no município que não tínhamos, uma sede bem localizada com 13 ambulâncias e com UTIs que prestam atendimento de maior complexidade. Uma equipe preparada na costa de Camaçari, com o SAMU, uma base descentralizada, com médicos 24 horas, e a gente sabe da importância do tempo resposta em um acidente, numa situação de gravidade. A informatização da saúde que também nos possibilitou avançar no conhecimento das condições da população. O prontuário eletrônico foi um avanço também extremamente importante no município. Talvez o avanço da atenção primária que a gente tem organizado o sistema de saúde que planeja todo o cuidado, onde conseguimos sair de 52% de cobertura da atenção básica para agora 85%, eu acho também que foi de uma relevância muito grande”, finalizou.

 

Mais de Camaçari