Facebook
  RSS
  Whatsapp

Seduc dá boas-vindas aos profissionais da educação infantil da rede

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu mais um encontro de educadores no contexto do planejamento do Ano Letivo 2024, sendo que desta vez foi voltado para os profissionais da Educação Infantil. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (8/2), no auditório da Cúria Diocesana de Camaçari.

Além de dar boas-vindas aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores, que atuam nas creches e pré-escolas do município, o evento também teve caráter formativo, com a palestra da pedagoga e doutora em Educação, Ana Sueli Pinho, que trouxe reflexões sobre as práticas pedagógicas e a garantia de direitos, e de aprendizado e desenvolvimento das crianças.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou o fato de o encontro integrar uma série de ações que compõem o planejamento para a Jornada Pedagógica 2024 na dimensão escolar, em um movimento que é sistêmico e estratégico. “Esse é um espaço de diálogo, reflexão e proposições para o Ano Letivo 2024, tendo como centro as crianças de Camaçari, e o currículo que essas infâncias necessitam, considerando que a escola é o ponto de partida, e o lugar de construir o futuro para elas”, afirmou, acrescentando que a estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil está em andamento.

Inspirada no tema “O Futuro em Nossas Mãos: A Escola Pública como Lugar de Destino”, a professora Ana Sueli destacou a relevância de reunir os profissionais que atuam nesta etapa de ensino para, no início do ano letivo, olhar para as escolas das infâncias como portadoras de futuros. “É preciso pensar na escola que queremos construir para acolher tanto bebês quanto as crianças bem pequenas de Camaçari. Na discussão de hoje, fomos levados a pensar essa pedagogia do cotidiano, que considera os territórios de Camaçari, as questões étnico-raciais e as temporalidades desse público nos seus processos próprios de desenvolvimento e aprendizagem”, observou.

Os educadores presentes reconheceram a relevância das discussões acerca da educação infantil em Camaçari, como é o caso da coordenadora pedagógica da Creche Linaldo da Silva, Ana Valéria Santos. “É de suma importância participar dessa partilha de saberes e experiências. Os conteúdos abordados agregam no desenvolvimento do nosso trabalho nas escolas”, pontuou.

O professor do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) da Gleba E, Alexsandro Silva, fez uma avaliação semelhante do evento. “Vamos começar o ano letivo já preparado para vencer os desafios, mais inteirados sobre a estruturação do Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil, melhorando cada vez mais a oferta pedagógica para nossas crianças”, declarou.

Foto: Tiago Pacheco

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari