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Camaçari: Palestra com pesquisador português inicia Jornada Pedagógica 2024

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 Foto: Josué Silva

Com o intuito de marcar o início da etapa de planejamento da Jornada Pedagógica 2024 na dimensão escolar, bem como dar boas-vindas aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, no retorno para o Ano Letivo 2024, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu um encontro com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental).

O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (5/2), no auditório da Cúria Diocesana de Camaçari, localizada no bairro Natal, contou com a participação de António Nóvoa, professor universitário português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, que ministrou a palestra “O Futuro em Nossas Mãos: A Escola Pública como Lugar de Destino”.

Ao recepcionar os profissionais de educação, que compõem a inteligência colaborativa da Rede Pública Municipal de Ensino, a secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância de iniciar o ano letivo com reflexões pertinentes às atividades que perpassam o cotidiano do educador, sobretudo no contexto da alfabetização. “Estamos aqui debruçados nesse conteúdo, pensando juntos nos resultados alcançados até aqui, e naqueles que ainda precisamos alcançar. Nosso compromisso com a educação traça esse paralelo com a ideia do futuro em nossas mãos e com a escola pública como lugar de destino de todas as crianças. Essa é uma reflexão que reforça os nossos propósitos e nos estimula a avançar nesse novo ano letivo que temos pela frente”, afirmou.

O professor António Nóvoa, em mais um momento de interação com os profissionais da educação de Camaçari, falou da essencialidade do trabalho dos professores e do papel da escola na formação dos cidadãos. “As escolas e os professores são fundamentais. Há diversas tecnologias, inúmeros recursos possibilitados pela inteligência artificial [IA], entre outras coisas importantes na educação. Mas, nada se fará sem reforçar o trabalho das escolas e dos professores, nomeadamente nos planos da alfabetização e das aprendizagens. Só uma escola transformada é que pode ser transformadora. E, por isso, se nós queremos mesmo alfabetizar e incluir todas as crianças, temos que ter uma escola organizada de uma forma mais colaborativa, mais inclusiva, e mais diversa”, comentou.

Os educadores aprovaram as reflexões propostas pela palestra, como é o caso da professora Márcia Regina Bezerra, do Fundamental I da Escola Municipal Sílvio Pereira Franco, em Catu de Abrantes. “É muito positivo começarmos um novo período letivo voltando a atenção para a alfabetização, pois é o nosso pilar”, avaliou.

Ediele Gomes, gestora da Escola Municipal Boa Esperança, em Monte Gordo, tem opinião semelhante. “É importante para nós termos esse momento de acolhimento e de reencontro com nossos colegas, que oportuniza o diálogo sobre nossas práticas. Hoje também pudemos usufruir de uma palestra com uma personalidade internacional da educação, e foi muito bom. São aprendizados que nos motivam a melhorar cada vez mais os nossos índices, impactando de forma ainda mais positiva a vida das nossas crianças”, observou.

O evento continuou pela tarde com um formato semelhante, mas tendo como público-alvo os educadores de 16 escolas formadoras destaque, cujos trabalhos e inovações pedagógicas inspiram boas práticas nas demais unidades da rede.

As atividades de planejamento, que compõem a Jornada Pedagógica 2024 na dimensão escolar, continuarão dentro das escolas até a realização da Jornada Pedagógica Ampliada 2024, prevista para ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, voltada para todos os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari.


 

Agência de Notícias

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