Facebook
  RSS
  Whatsapp

Seduc homenageia estudantes durante pré-jornada pedagógica 2024

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Focada nas ações e projetos vinculados ao atendimento prestado pela Rede Pública Municipal, aos estudantes dos Anos Finais (6° ao 9º ano) do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou mais uma etapa da Pré-jornada Pedagógica 2024. O encontro aconteceu no auditório do Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, costa do município, na quinta-feira (18/1).

 

O evento reuniu gestores e vice-gestores das unidades de ensino que ofertam Anos Finais, bem como representações dos estudantes que protagonizaram boas práticas durante o ano letivo de 2023 e foram convidados a compartilhar as vivências e expectativas para o futuro.

 

A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou com alegria da importância de congregar, numa pré-jornada, cujo intuito é discutir estratégias pedagógicas e de gestão para o ano letivo de 2024, situações exitosas evidenciadas pelo protagonismo estudantil. “Essa dinâmica demonstra o quanto os estudantes têm a nos ensinar. Todos eles com histórias que reafirmam a importância da escola em suas trajetórias de vida. Aqui temos medalhistas de diferentes modalidades esportivas; aprovados no Ifba [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia]; e estudantes reconhecidos por protagonizarem iniciativas que fizeram a diferença em suas escolas e comunidades. Tudo isso é sobre a oferta de uma educação pública dotada de propósito, que os incentiva a ir mais longe na realização dos seus projetos de vida”, comentou.


Os alunos agradeceram pelo gesto de reconhecimento e incentivo da Seduc, que os parabenizou pelas conquistas e pelas boas práticas. A exemplo de Gustavo Tavares, 15 anos, que falou com alegria do projeto que desenvolveu na escola. “O que me trouxe aqui foi o Projeto Biblioteca sobre Rodas, que facilita o acesso dos alunos aos livros do acervo da Escola Municipal Virgínia Reis Tude. Fico muito feliz quando um professor me fala que a iniciativa está ajudando muitos estudantes a melhorar as habilidades de leitura e escrita”, contou.


A aluna Ernanda Mariene, 15 anos, promoveu discussões e debates voltados à educação antirracista na Escola Municipal Amélia Rodrigues. “Discutimos muito sobre racismo, preconceito e intolerância religiosa, e isso gerou bons frutos. Me sinto feliz e motivada com esse reconhecimento hoje”, falou agradecida.

 

Os gestores aprovaram o formato da pré-jornada, destacando a participação dos estudantes como um grande acerto. Como é o caso da gestora da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, Luciana Estela. “Participar deste momento foi bastante enriquecedor para nós gestores. Ver os nossos alunos aqui, ocupando esse lugar, foi muito gratificante, e eu me emocionei ouvindo os relatos deles, vendo o potencial de cada um. Eles têm muitas coisas pra nos ensinar, e estão aqui pra somar com a gente. Que sigam sendo multiplicadores”, avaliou.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari