Facebook
  RSS
  Whatsapp

Bahia vai ganhar Parque Tecnológico Aeroespecial

Compartilhar

 

Foi realizada no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (18/01), a cerimônia de assinatura do acordo de formalização da criação do Parque Tecnológico Aeroespecial da Bahia. O evento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, federais e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Parque é uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com o Federal, através do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica. A unidade será instalada na Base Aérea de Salvador e tem como objetivo promover o ensino e pesquisas avançadas sobre o campo aeroespacial.

Em seu discurso, o presidente Lula exaltou que nada é impossível e que o Brasil vive um bom momento. “Esse país em 500 anos nunca teve a oportunidade de se transformar em uma grande nação, como nós temos agora. O Brasil fez uma coisa extraordinária de recuperar a relação internacional. Hoje eu posso dizer para vocês que o Brasil voltou a ser protagonista internacional, a ser respeitado no mundo”, destacou.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pontuou que muitos brasileiros não compreendem a agenda aeroespacial, e que é fundamental promover a defesa do país pelo céu. “Esse é um investimento que estamos antecipando qualquer catástrofe de sol ou chuva, mas acima de tudo, que a gente possa da mesma forma que vemos e desejamos facilidade através do transporte de ônibus, de ferrovia e de carro, também possamos facilitar na aviação”, disse.

Durante a cerimônia foi anunciado que o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia terá cerca de 800 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros construídos. No local terão prédios voltados para engenharia, além de pista para pouso e decolagem de aviões.

Participaram também do evento os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Defesa, José Mucio; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Marcou presença ainda o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

Mais de Salvador