Facebook
  RSS
  Whatsapp

Choveu granizo em cidades baianas na noite de terça-feira (19)

Compartilhar

 Reprodução

Moradores de diversas cidades baianas registraram na noite da última terça-feira (19/12), chuva de granizo entre. Vídeos circulam na internet mostrando o evento climático em cidades como Mata de São João, Jacobina e Ipiaú.

Surpresos com a “chuva de gelo”, que durou pouco tempo, segundo meteorologistas o fenômeno do granizo tem ligação com nuvens de tempestades e fortes correntes de vento. O evento não é raro na Bahia, mas também não acontece com frequência.

Antes da chuva de granizo, muitos raios e trovoadas. Durante o dia a temperatura estava alta, o que contribuiu também para o fenômeno, já que quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e frias em pontos mais altos da atmosfera, são formandas as pedras de gelo.

E tem alerta de chuvas intensas em mais de 300 municípios ainda nessa semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que chuvas cheguem em 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Mais de Mata de São João