Facebook
  RSS
  Whatsapp

Dois CIEI são contemplados com entregas por meio da parceria com a Fundação Abrinq

Compartilhar

 

Os centros Integrados de Educação Infantil (CIEI) Felix Joaquim de Moraes, situado no bairro Camaçari de Dentro, e o da Gleba E, localizado na Rua das Flores, ambos na sede do município, receberam nesta quarta-feira (6/12), um parque infantil, um acervo de livros de literatura infantil, brinquedos com funcionalidade socioeducativa e fantasias com tamanhos variados, contemplando todas as etapas da pré-escola. As entregas resultaram da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), através do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), com a Fundação Abrinq.  

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância da ação para os alunos das referidas unidades de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino. “Brincar é a linguagem universal das crianças. É através do brincar e das interações que elas descobrem o mundo, se desenvolvem e ampliam seus saberes. A parceria da Seduc com a [Fundação] Abrinq reafirma e assegura o espaço do brincar livre, tão importante e potente para os pequenos”, resumiu.

As cerimônias de entrega, que ocorreram em dois turnos: pela manhã, no CIEI Felix Joaquim de Moraes e, pela tarde, no da Gleba E, contou com a presença de representantes da Fundação Abrinq. Alyne Facirolli, responsável pelo Programa Creche para Todas as Crianças, falou sobre a parceria com o município de Camaçari. “Esse momento encerra as entregas dos parquinhos em 2023. Foram 11 em todo o Brasil, sendo que Camaçari recebeu dois deles. Já tínhamos um contato com a cidade e retornar aqui é uma evidência de que essa parceria tem sido muito positiva”, comentou.

A articuladora da 7ª edição do PPAC em Camaçari, Janete Ferreira, destacou o mérito do município nessa parceria. “Pleiteamos e conquistamos os parques infantis, um merecimento que dialoga com o fato de sermos uma rede de proteção integrada”, observou.

As crianças aproveitaram plenamente as novidades se divertindo bastante. Como foi o caso da aluna do Félix Joaquim de Moraes, Emile Pereira, 5 anos. “Gostei muito do parquinho, é um ótimo lugar pra gente brincar e se divertir”, comentou. O aluno do CIEI Gleba E, Heitor Santos, 5 anos, tem opinião semelhante. “Eu e meus colegas estamos animados pra aproveitar tudo que a nossa escola ganhou”, revelou.

A parceria também possibilitou a oferta de uma formação para professores e equipes técnicas dos dois centros integrados, como a gerente da Educação Infantil da Seduc, Girlene Crelick, fez questão de evidenciar em seu depoimento. “A instalação do parque infantil, alinhado aos livros de histórias, brinquedos e fantasias trouxeram brilho aos olhos das crianças. O processo formativo, que também fez parte da parceria, envolveu os professores e a dupla gestora em reflexões que aprimoram ainda mais a prática pedagógica”, ressaltou.

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari