Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Noticias

Decisão liminar da Justiça Federal veda protesto de deputados contra ViaBahia

Compartilhar

 

A ViaBahia obteve uma decisão judicial impedindo o protesto programado pela Assembleia Legislativa da Bahia, na BR-324, para esta terça-feira (21), na praça de pedágio de Simões Filho. O evento denunciaria as más condições das estradas sob concessão da empresa, convidando motoristas para uma reunião futura na AL-BA, prevista para o dia 28, com o presidente da concessionária, José Pedro G. Bartolomeu.

A decisão liminar da juíza federal Arali Rafael Duarte, da 16ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, endereçada ao deputado Eduardo Salles (PP) - um dos líderes do movimento -, surpreendeu a todos os integrantes do Poder Legislativo e provocou protestos.

Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, afirma que a decisão liminar restringe a atividade parlamentar e o direito de reunião. Segundo ele, os 30 parlamentares seguiram as normas legais para a ação, comunicando às polícias Federal e Militar para evitar interferências e transtornos na rodovia.

A juíza proibiu a manifestação a menos de 100 metros da pista, obrigando os deputados estaduais a se reunirem em local afastado da estrada, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A decisão gerou protestos e discursos no plenário.

O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), avalia que a decisão foi uma afronta à independência do Legislativo como um todo, não apenas às comissões envolvidas. Por isso, solicitou à presidência da AL-BA a intervenção da Procuradoria Jurídica para reverter a resolução, considerada absurda.

Os presidentes das comissões de Infraestrutura, Agricultura e Defesa do Consumidor, respectivamente os deputados Eduardo Salles (PP), Júnior Muniz (PT) e Manoel Rocha (União) divulgaram uma nota conjunta de protesto.

Durante a sessão plenária, o deputado Eduardo Salles pediu ao presidente dos trabalhos, deputado Zé Raimundo (PT), que o convite ao presidente da ViaBahia seja transformado em convocação para esclarecimentos sobre as deficiências nas rodovias, após votação no plenário. O presidente da sessão levará as duas solicitações para a próxima reunião da Mesa Diretora do Legislativo.

Mais de Noticias