Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sessão Especial homenageou personalidades de Camaçari no Dia da Consciência Negra

Compartilhar

 

Artistas, fazedores de cultura, educadores, mestres de capoeira, líderes religiosos, incentivadores do esporte e ativistas da área social, foram homenageados na Câmara Municipal de Camaçari, nesta segunda-feira (20/11), na Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A honraria entregue as personalidades negras foi a Medalha Zumbi dos Palmares.

A Sessão foi presidida e proposta pelo vereador Ivandel Pires (Cidadania), que abriu os discursos exaltando o objetivo da atividade. “Queremos abrir o coração da sociedade, para não pensar que ser negro é só no dia 20 de novembro não. Negro é o ano toda, a vida toda, e nós não precisamos pedir ou ser superior a alguém, só queremos a mesma oportunidade que a classe social branca tem. Nós não precisamos ser melhores que ninguém, não queremos nada de ninguém, só as mesmas condições. Nunca fui impedido de estudar e trabalhar por ser negro, mas tive amigos que passaram por situações preconceituosas, graças a Deus não passei por isso. [...] Eu sou negro de origem, eu sou negro porque eu gosto de ser negro, eu vivo como negro e irei morrer como negro”, exaltou.

A primeira honraria entregue foi de autoria do vereador Dentinho do Sindicato (PT), a professora de língua portuguesa do Centro Educacional Maria Quitéria, Vitalina Silva, pelo seu projeto Educação Antirracista. “Quero exaltar essa professora que luta incansavelmente pela educação dessa cidade, pelo aluno dentro da sala de aula, e eu não poderia deixar de estar aqui homenageando essa guerreira, nesse dia de hoje, um dia de luta contra o racismo no mundo”, discursou o parlamentar.

A educadora agradeceu a honraria e deixou uma mensagem. “Quero ressaltar a importância desse momento para a minha trajetória pedagógica, pessoal e profissional. Sou professora desse município desde 2010 e tenho buscado fazer sempre o melhor que eu posso, pois compreendo que a educação muda vidas, transforma realidades. Eu sou fruto de escola e universidade públicas, então entendo que tenho por obrigação devolver ao público e a comunidade o que eu recebi. Então eu faço o melhor e muito além daquilo que eu recebi, porque hoje tenho outras trajetórias, outras conquistas profissionais, outras compreensões e outras aprendizagens”, salientou.

Ao som de fogos de artifício, o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), entregou em nome da Mesa Diretora, a Medalha Zumbi dos Palmares para Danrlei Orrico dos Santos de Souza, o cantor camaçariense O Kannalha, por sua atuação como educador de percussão e trajetória na música. “Foi homenageado justamente porque precisamos levar essa mensagem de inspiração da periferia, da favela, e ele é e se tornou esse exemplo. Ele não orgulha somente sua família, mas toda Camaçari”, disse.

Emocionado, o artista dedicou a honraria a família. “Estou muito feliz, me sinto muito honrado de poder receber esse reconhecimento, e muitas pessoas somaram em minha vida, como minha mãe, minha avó, minha mãe cuidadora. Aproveito para registrar que hoje tem pessoas aqui, como mestre Coelho, mestre Plínio, que movimentam a cultura, que ajudam no crescimento e desenvolvimento de negros, que são o nosso futuro, e espero que vocês consigam receber a atenção que vocês merecem, para que mais negros possam ser ouvidos como eu. Vocês todos têm esse potencial e conseguem também”, ressaltou.

O proponente da sessão, entregou a Medalha Zumbi dos Palmares a o promotor de ações voltadas para o esporte e social, Claudio Santos Teles, fundador do Grupo Cultural de Associação Desportiva do Jardim Limoeiro. “Um guerreiro, um lutador pelo esporte, uma das bandeiras que eu também defendo na política. Ele é um exemplo, e cada vez que uma pessoa se dedica ao esporte, é uma pessoa a menos no posto de saúde, é uma pessoa a menos na criminalidade”.

O homenageado por sua vez falou da importância da honraria. “Tem um tamanho imenso para a gente que vem lutando. As vezes as pessoas não entendem o que é uma mãe com um filho com deficiência em casa, pouca mobilidade, e nosso projeto busca justamente dar qualidade de vida para essas pessoas. No Dia da Consciência Negra, temos que ter de fato consciência que somos negros, nascemos negros, mas que também podemos fazer o que quisermos e realizarmos tudo que temos vontade”, afirmou.

Ainda foram homenageados Antonio Bispo Barreto (Tagner Cerqueira - PT), Aparecida Bispo do Carmo (Mar de Areias - União), Elton Cristiano (Gilvan Souza – PSDB), Edmilson Claudino Bispo (Mesa Diretora), Joseane Batista (Ivandel Pires – cidadania), Lucas de Souza (Vavau – PSB) e Mestre Plínio Roberto (Professora Angélica – PP).

O evento contou ainda com apresentações de música, com o jornalista e cantor Romero, de dança com Dalila Oliveira, uma roda de capoeira do Grupo de Capoeira Engenho, o poeta, ator, dramaturgo e diretor de cinema Ivanildo Antônio, dentre outros discursos.

Mais de Camaçari