Facebook
  RSS
  Whatsapp

Serão gerados 5.000 novos postos de trabalho com a chegada da BYD em Camaçari

Compartilhar

 

Em uma grande cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (09/10), nas antigas instalações do Complexo Ford, em Camaçari, aconteceu o lançamento da pedra fundamental das fábricas BYD na Bahia. Exposição de veículos e apresentações culturais marcaram a abertura do evento, que contou com a participação de autoridades políticas do município, do estado e do governo federal.

Ao lado da vice-presidente global da BYD, Stella Li, o chairman da Montadora Chinesa no Brasil, Alexandre Baldy, anunciou que serão gerados 5.000 novos postos de trabalho, destacando ainda que a montadora chinesa era “a maior e melhor indústria no mercado mundial”. “E a agora chega ao mercado brasileiro, com os melhores produtos, feitos com paixão, para com a paixão do povo brasileiro, que é o setor automobilístico”, disse.

Com produção prevista para iniciar no final de 2024, serão instaladas três fábricas no estado, que fabricarão inicialmente dois modelos de veículos com energia limpa, o Song Plus e o Dolphin. “A BYD se instala na Bahia iniciando um novo ciclo do Polo Petroquímico, geração de emprego e renda. Coloca o estado em um cenário internacional para produzir a descarbonização da nossa economia, limpando o meio ambiente com energia renovável”, ressaltou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, salientou em seu discurso que a chegada da BYD na Bahia, fazia parte do plano de governo do presidente Lula, relacionado a neoindustrialização. “Uma empresa líder mundial em carros elétricos, na ponta, na vanguarda da tecnologia, que vai trazer para cá um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Tendo como parceira o Senai Cimatec, que é um dos grandes centros de pesquisa e inovação do estado. Então a BYD escolheu a cidade certa”.

Dentre as autoridades municipais presentes, estava o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos (União). Em sua fala o gestor colocou a Casa Legislativa à disposição do governo do estado e da BYD, para facilitar implantação da montadora na cidade. “Faremos o que for preciso e o que depender da Câmara, para dar início as tratativas acerca das isenções de impostos, das leis que beneficiam esse tipo de empresa, para que possamos o quanto antes, gerar renda para o município e novos postos de trabalho para a nossa população”, salientou.

O prefeito Elinaldo Araújo também se mostrou solícito em discutir com o governo estadual, questões relacionadas aos impostos, como o ISS e IPTU. “Perdemos muitos postos de trabalho e receita com a saída da Ford de Camaçari. Agora com a chegada dessa montadora vai gerar mais emprego, mais renda, vai movimentar o comércio. Enfim, renasce a esperança para a indústria em em nossa cidade”, concluiu.

Mais de Camaçari