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Setur apresenta projeto do festival gastronômico da costa

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Com o objetivo de divulgar o Festival Gastronômico da Costa de Camaçari Sabores e Saberes, aconteceu em Monte Gordo nesta quarta-feira (20/9), um encontro entre representantes da Secretaria do Turismo (Setur), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Municipal do Turismo de Camaçari (Comtur), além de donos de bares, restaurantes, barracas de praias e outros estabelecimentos comerciais que atuam na oferta de produtos da culinária na sede e costa do município.

Os trabalhos para construção do projeto, promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Setur, em parceria com o Sebrae, iniciaram em 2018, com uma série de capacitações técnicas realizadas com representantes de mais de 180 empresas do segmento. Ao longo do período, foram ministradas mais de 300 consultorias e investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão para formação dos participantes.

Feliz com o lançamento de mais uma etapa do projeto, que culmina com um evento gastronômico pensado para acontecer em dezembro deste ano ou janeiro de 2024, a secretária do Turismo, Cristiane Bacelar comentou que, “para nós este é um momento importantíssimo. Eu acredito que isso chancela o esforço e o trabalho de equipe que a gente vem desenvolvendo ao longo desses anos”.

Com expectativa de que, pelo menos, 100 estabelecimentos participem do festival, Cristiane destacou que um dos critérios exigidos para a inscrição no projeto é ter passado pelas capacitações oferecidas pelo Sebrae. “Ninguém vai ficar de fora. Para quem ainda não conseguiu passar pela consultoria, a gente vai gerar uma nova oportunidade para que isso aconteça”, garantiu. Ao final da apresentação, a gestora da Setur mandou um recado para os donos dos estabelecimentos que não estavam presentes no encontro. “Estamos aqui para abraçar todo mundo. Venham participar, porque é um momento imperdível e isso pode ser um ‘girar de chave’ no seu negócio”.

O gerente da agência Sebrae Camaçari, Daniel Santana, comentou sobre as abordagens gerais realizadas durante as consultorias técnicas para que os estabelecimentos possam se posicionar melhor frente ao público consumidor. “Trabalhamos com estratégias para redução de desperdício na cozinha, higiene e manipulação de alimentos, criação de logomarca e site e design de fachada, ou seja, a identidade visual como um todo. A gente faz um trabalho com o olhar interno, mas também considerando o posicionamento que o empreendedor quer ter junto ao seu público-alvo”. Com relação ao lançamento do festival, ainda pontuou que, “estamos avançando e temos certeza que será um grande sucesso”.

O presidente do Comtur, Patrício Oliveira, elogiou o projeto do festival e, com boas expectativas, projetou que, “este é um trabalho fantástico que vai difundir a nossa gastronomia, os nossos empreendimentos e, acima de tudo, fomentar o desenvolvimento da região turística do município”. Ele ainda ressaltou a qualidade da equipe técnica da gestão municipal, que atua na administração do turismo no município, e afirmou que, “a prefeitura tem um corpo técnico muito bom e temos tudo para avançar. Estamos em um lugar lindo, com praias convidativas e dispomos de uma culinária de ótima qualidade”.

Gunnar Dreschers, gestor da Pousada e Restaurante Jambo, localizada em Itacimirim, comentou que, ao longo de 24 anos, tempo de funcionamento do estabelecimento, nunca viu nada parecido com o festival no município. “A iniciativa é muito importante e essencial para a divulgação da nossa empresa. A gente pega o cliente pelo estômago e essa é uma grande oportunidade para isto”, e concluiu dizendo que, “esperamos um evento inclusivo, onde todos participem e aproveitem, porque isso amplia o turismo em geral. Tomara que dê muito certo”.

Atenta a cada momento da apresentação, Edileuza Costa, proprietária do Boteco do Beiju, que há 17 anos funciona em Arembepe, parabenizou a prefeitura, a Setur e o Sebrae pela iniciativa, que classificou como “maravilhosa”. Satisfeita com as melhorias que ocorreram em seu comércio a partir das consultorias que recebeu, incluindo as inovações no cardápio, ficha técnica e processos de produção, disse, “eu sou uma prova viva dos grandes resultados que a formação traz. O que antes eu achava impossível acontecer, hoje é realidade em meu estabelecimento. Agradeço pela oportunidade de ouro nunca vista antes. A formação é fantástica e quem ainda não teve a oportunidade, deve aproveitar”.

Na ocasião, a logomarca do festival gastronômico foi apresentada aos participantes. Os símbolos, cores e tipografias foram escolhidos considerando as particularidades e peculiaridades de Camaçari. A coruja-buraqueira, uma das aves pertencentes à fauna camaçariense, é usada como símbolo de sabedoria.
Vale lembrar que para participar do Festival Gastronômico da Costa de Camaçari Sabores e Saberes é necessário passar pelas formações técnicas. Para tanto, os interessados devem se inscrever no link e preencher formulário informando nome, CPF, empresa e CNPJ. Na página, ainda, deve informar número de celular e endereço de e-mail. 

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