A 4º sessão ordinária, do 2º período legislativo, realizada na manhã da última terça-feira (22/08), na Câmara Municipal de Camaçari, contou com a presença de integrantes da Associação dos Surdos de Camaçari. O grupo foi convidado pelo vereador Jamessom (União).
Segundo o parlamentar, uma das bandeiras de seu mandato é a inclusão por meio da acessibilidade. “Eu convido sempre esse público para participar das sessões, meu gabinete é um dos poucos do Brasil que tem um interprete de líbras, e na prática eu coloco essa questão da acessibilidade como uma prioridade. Tenho feito os estagiários estudarem a linguagem de sinais. São quase 12 mil pessoas com surdez total, ou parcial em Camaçari, e esse público precisa ser cuidado”, pontuou o vereador Jamessom.
A visita da comunidade surda a Câmara Municipal, teve como objetivo mostrar a preocupação da atual legislatura com as demandas desse público. “Trouxe eles aqui hoje na Casa do Povo para que eles pudessem acompanhar os trabalhos, uma vez que é necessário que todos os espaços, equipamentos e serviços públicos, e também privados, é claro, tenham essa acessibilidade. Temos um déficit muito grande nas escolas municipais e estaduais da presença dessas profissionais, falta não somente boa vontade do estado e do município, mas profissionais para contratar que façam essa esculta especializada, esses interpretes de sinais e também de brailes. Então estamos aqui buscando essa qualificação profissional dos professores, e conversei com a secretaria de educação nos últimos dois meses sobre a inserção nas escolas dessa segunda língua oficial no Brasil e que deveria está sendo ensinada nos anos iniciais. São problemas históricos e essas reparações precisavam ser feitas para que realmente tenhamos uma Casa sintonizada com a sociedade”, exaltou vereador Jamessom.
Para o professor e interprete de sinais, Luís Carlos Ferreira, que trabalha no gabinete do vereador Jamessom, é de fundamental importância a inclusão com acessibilidade. “Essas duas coisas têm que estar bem unidas, e graças a Deus nosso vereador foi sensível a nossa causa, e basicamente ele põe em pautas esses dois temas ao mesmo tempo, simultaneamente, atendendo a comunidade surda com uma esculta especializada em todas as áreas. Então isso é difícil encontrar na Bahia, e se for pesquisar é difícil também no Brasil, como um gabinete que dá uma assistida especial, para todas as áreas voltadas para esse público”, salientou.
De acordo com Luís Claudio, a Associação promove encontros e palestras com o objetivo de esclarecer os direitos dos surdos, bem como o gabinete do vereador Jamessom está aberto para facilitar o acesso dessas pessoas. “Estamos colocando tipo uma central no gabinete para fazer agendamento médico, esculta especializada, atendimento no SAMU, emergência, porque eles não tinham o acesso antes. Sabemos que o desafio é grande, precisamos melhorar ainda muitas coisas, mas graças a Deus a própria comunidade surda já está buscando a Câmara, eles estão assistindo as sessões, outrora isso era meio difícil de acontecer, mas estamos seguindo no caminho certo e quem está chegando nós estamos agregando”, concluiu.
A Associação tem um grupo de WhatsApp com mais de 70 surdos, e para ter acesso é só entrar em contato pelo número (71) 98383-2428 (Luís Claudio).
.jpeg)
(2).jpeg)


.gif)


Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar