Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mestre Grandão faz balanço positivo sobre a 14º edição do Camaçari Open de Capoeira

Compartilhar

 

Aconteceu entre os dias 03 e 06 de agosto, o Camaçari Open de Capoeira, que reuniu capoeiristas de diversas partes do país e do mundo, e ofertou uma programação que envolveu rodas de capoeira, música, oficinas, homenagens, formatura, troca de graduação e batizado. O organizador do evento, o Mestre Grandão do Grupo Engenho, avaliou positivamente a 14º edição.

Em entrevista ao Portal, Mestre Grandão disse que esta edição superou suas expectativas. “Só não esperava gastar tanta energia, estou esgotado fisicamente, mas valeu muito a pena. A grande novidade foi a participação expressiva de estrangeiros, como capoeristas da Argentina, Polônia, Alemanha, Estados Unidos, além de representantes de sete estados brasileiros, alguns trouxeram até caravanas, e estamos muito felizes com o resultado alcançado”, disse.

Mestre Grandão já está pensando na edição de 2024, e ressalva que precisa de uma atenção maior do poder público. “O Camaçari Open de Capoeira não é mais um evento da Associação do Grupo Engenho, é um evento da cidade, da Bahia. Tivemos o apoio do vereador Gilvan Souza, do vereador Flávio Matos, muitos outros vereadores confirmaram a presença e nem compareceram, não deram a mínima satisfação, e isso não é legal. Mostra que alguns ainda não conseguiram enxergar a grandeza do evento, e a gente percebe isso na forma como somos tratados. Mas isso é o mínimo, tenho recebido feedback positivo de pessoas de várias partes do mundo, que já se comprometendo a estar aqui no próximo ano”, destacou.

De acordo com Mestre Grandão, o Camaçari Open é um dos maiores eventos de capoeira do Brasil. “A nível de organização, de estrutura, com certeza é o maior da Bahia. A nível de competição não, mas conseguimos formar novos alunos, colocar uma quantidade expressiva de pessoas no evento, de vários bairros de Camaçari, alguns deles em conflito, e a gente conseguiu juntar essas comunidades. Tivemos momentos incríveis onde juntamos também países, que em um tempo atrás já foram rivais na roda, esse é o poder da capoeira”, exaltou.

O evento contou com a presença de autoridades políticas municipais, como o vice-prefeito José Tude, a secretária de Turismo, Cristiane Bacelar e o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União). “Queria agradecer o apoio, principalmente da Prefeitura de Camaçari, do prefeito Elinaldo, da Sejuv, Seduc, Sesp, Secult, o Teatro Cidade do Saber, os veículos de comunicação, de todas as pessoas que apoiam o nosso trabalho. Essas parcerias foram fundamentais para o sucesso do evento. Estou muito feliz”, concluiu Mestre Grandão.

Mais de Camaçari