Facebook
  RSS
  Whatsapp

Projeto Territórios da Agricultura inicia Jornada Formativa e estabelece parcerias em Camaçari

Desenvolvida pela Evoluir com patrocínio da Bayer, iniciativa visa à conscientização socioambiental e o desenvolvimento coletivo de ações para incentivar produção, consumo e comercialização de alimentos saudáveis

Compartilhar

 Rosani Passos

A cidade de Camaçari (BA) já iniciou a Jornada Formativa do projeto Territórios da Agricultura, em encontro realizado em junho com a presença de agricultores, lideranças comunitárias, cooperados, representantes do poder público, do Turismo de Base Comunitária, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e de organizações locais em prol das mulheres, da saúde e da comunicação. A reunião aconteceu na sede da Associação Beneficente Mãe da Terra, como resultado de uma articulação com a Secretaria de Cultura de Camaçari.

Desenvolvida pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral —  e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Bayer, a iniciativa visa à construção coletiva de soluções que possibilitem a produção, consumo e comercialização de alimentos saudáveis. 

“A Jornada Formativa acontece em cinco módulos, com encontros presenciais mensais, e aborda as temáticas estruturantes do projeto, como agricultura urbana, periurbana e rural, sustentabilidade ambiental, elaboração de projetos, metodologias participativas, cultura, mobilização comunitária e comunicação, entre outras”, explica Mariana Monferdini, coordenadora do projeto na Evoluir. “Neste primeiro módulo, realizado em Camaçari, a meta foi promover o reconhecimento e engajamento dos participantes como uma comunidade de aprendizagem, desenvolvendo estratégias de diagnóstico participativo e orientando o trabalho coletivo por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos”.

Mariana destaca que, assim como em todos os projetos elaborados pela Evoluir, o Territórios da Agricultura também visa a promover competências importantes, individuais e coletivas, para um futuro mais sustentável. “Essas habilidades incluem o mergulhar em si, privilegiando o autocuidado, equilíbrio emocional e ação consciente; ter voz ativa, para expressar sentimentos e ideias com clareza, e exercer a escuta ativa, sabendo argumentar; o fluir em equipe, ou seja, aprender a trabalhar em grupo e dentro de um propósito coletivo; entender o mundo, compreendendo sua complexidade e desenvolvendo o pensamento sistêmico e interdependente, com consciência crítica; e o agir consciente, adotando uma postura ética, a liderança empática e o engajamento comunitário e global”, diz.

A coordenadora do Territórios da Agricultura acrescenta que as parcerias locais foram muito importantes para a formação e mobilização do grupo, bem como o apoio em relação à logística para que esse primeiro encontro acontecesse. “Tivemos a satisfação de contar com o suporte da Associação Mãe da Terra,  do Coletivo Fora da Caixa,  da Citi Tour Rural, da Secretaria de Cultura de Camaçari,  da Ativa Comunicação Visual, da Coordenação Geral de Políticas de  Juventude da Bahia, do Centro SUAF e da Coopermonte - Cooperativa Agroecológica Coqueiros de Monte Gordo”, enumera Mariana.

O segundo encontro, com a realização do módulo 2, acontece na sede da Coopermonte, que comercializa frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes provenientes da agricultura familiar. “Os próximos passos compreendem o adensamento do diagnóstico socioambiental participativo do território e, a partir dele, a elaboração de ações partindo de um sonho coletivo de projeto no local, que traga visibilidade às potências e movimentos em prol da produção e distribuição de alimentos saudáveis, por meio de processos justos e sustentáveis”, conclui a coordenadora do projeto. 

“O primeiro ciclo da Jornada Formativa do projeto Territórios da Agricultura em Camaçari reuniu pessoas com experiências diferentes, mas que têm em comum a valorização das relações sociais e a regeneração da natureza”, avalia a professora, arquiteta e urbanista Heliana Faria Mettig Rocha, participante do encontro. “A partir de uma dinâmica, registramos em um mural as necessidades e potencialidades de cada um, o que pode possibilitar trocas e formar parcerias. Também montamos uma linha do tempo, reunindo memórias dos acontecimentos marcantes da história recente do município que influenciaram na produção do espaço urbano e rural das três zonas de Camaçari: sede, industrial e litorânea. Isso facilitará o mapeamento de iniciativas comunitárias e fortalecerá uma rede de colaboração como suporte à transformação socioespacial da região”.

Heliana ressalta ainda a potência da formação proposta pela equipe da Evoluir e parceiros, principalmente pela valorização das iniciativas comunitárias e práticas locais de caráter socioecológico que impulsionam transformações socioespaciais. “É um projeto que possibilita a abertura de um campo de colaboração, inclusive com os setores da gestão pública, para que essas iniciativas ganhem a devida visibilidade e acessem direitos sociais, com a valorização da produção agroecológica e orgânica.  Queremos que os Territórios da Agricultura, que hoje significam 56% do município de Camaçari, tenham suas características preservadas e possam incorporar um desenvolvimento rural distinto do urbano, que preserve a vida e as relações entre natureza e comunidade, considerando todas as suas dimensões”.

A Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer para América Latina, Paula Castro, complementa: "A agricultura sustentável é essencial para garantir a segurança alimentar global e a saúde do planeta, sendo a educação a chave para alcançá-la. A partir de iniciativas como o Territórios da Agricultura, podemos disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a adoção de técnicas mais eficientes e responsáveis de forma colaborativa. Além disso, esses participantes serão multiplicadores dos aprendizados, compartilhando suas experiências e conhecimentos com amigos e familiares e incentivando cada vez mais práticas responsáveis”.

Sobre o Territórios da Agricultura

O Territórios da Agricultura é um projeto de educação e inovação social voltada à agricultura urbana, periurbana e rural, baseado na participação coletiva e na co-criação de ações que contribuam para o desenvolvimento sistêmico da agricultura e da cultura em determinado território. Prevê a realização de uma jornada que integra os diferentes atores locais, visando a investigação extensiva do ecossistema e a co-criação de soluções que possam fortalecer as práticas de produção de alimentos no território.

 

Ao longo de 40 horas de formação em cinco módulos, os participantes trabalham capacidades como autogestão, atuação em equipe, liderança, conhecimentos sobre os agroecossistemas e a cultura do campo, construção coletiva de saberes, mapeamento e diagnóstico territorial, condução de pesquisas coletivas e entrevistas, técnicas e abordagens para produção fotográfica e audiovisual, registro e sistematização de informações, elaboração de projetos e ações coletivas, entre outros.

 

O Territórios da Agricultura está alinhado a oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), saúde e bem-estar (3), educação de qualidade (4), trabalho decente e crescimento econômico (8), cidades e comunidades sustentáveis (11), consumo e produção responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação (17).

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br  


 

Fábio Malvezzi

Mais de Camaçari