Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sedap realiza 3ª compra pelo PAA 2023

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Até o fim do dia desta terça-feira (11/7), 15 organizações socioassistenciais sediadas no município, que beneficiam em torno de 11 mil pessoas, receberão a partilha das 53 toneladas (t) de alimentos adquiridas pela Prefeitura de Camaçari, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Executada pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), a ação, em sua 3ª etapa, contempla 50 produtores rurais da região.

Com um investimento parcial aproximado de R$ 300 mil, a compra acontece no Banco de Alimentos, situado à Avenida Tupinambás (antiga Radial C), s/n.º, Centro, até as 17h. Agricultora da comunidade Mucugê, uma das 11 localidades contempladas nesta terça-feira, Lenilda dos Santos vê no projeto um caminho de fortalecimento e de mais autonomia para o agricultor familiar. “Antes, a gente lidava com os atravessadores, pessoas que chegavam lá e pegavam seu produto com preço pequenininho, pagavam você e, às vezes, eu dizia assim: ‘eu não vendi’. Com esse projeto, a gente traz tudo que tem pra cá, vende, o preço é ótimo e além da gente ter uma melhor qualidade de vida, a gente tem a possibilidade de dar mais estudo pros nossos filhos”, comemorou.

Divaldo Madureira, pequeno agricultor de Açu da Capivara, fez coro na satisfação enquanto produtor rural no que se refere ao PAA. “É ótimo, ajuda bastante. Inclusive, agora mesmo, foram buscar minha produção lá no sítio, não gastei minha gasolina; gastei, porque sobrou um pouco [da produção] e tive que trazer, e estamos todos felizes!”, disse, comemorando o benefício do bom negócio, aliado à economia do transporte em parte das mercadorias comercializadas.

Para o diretor de gestão e planejamento da Sedap, Diego Neves, o foco é garantir renda para o público-alvo da pasta: o produtor. De acordo com ele, o PAA “é uma ação desafiadora para a secretaria, para a prefeitura. A gente tem um recurso ampliado esse ano [valor global aproximado de 3,4 milhões] e, assim, a gente consegue chegar a mais pessoas, chegar a mais instituições, chegar aos agricultores. A equipe está imbuída nesse trabalho, nessas ações, e a gente quer levar até o final do ano, com todos esses produtos pra que as pessoas sejam beneficiadas, e a gente saiba que o produtor esteja levando renda também pra sua casa”, concluiu.

Nesta 3ª etapa, foram contemplados agricultores de 11 localidades: Parafuso, Santa Rita, Massaranduba, Arembepe, Coqueiros de Arembepe, Açu da Capivara, Pau Brasil, Couro Dantas, Mucugê, Baratas e Itapecerica. Na outra ponta, setores da estrutura municipal que realizam trabalho socioassistencial, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), o Centro de Atendimento Social ao Usuário do Sistema Único de Saúde (Ceasus), o Centro de Referência em Especialidades em Saúde (Cres), o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) e o próprio Banco de Alimentos, puderam continuar a alimentar as milhares de pessoas que necessitam de seus serviços.

Além de instâncias municipais, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) também recebem a sua parte dos alimentos adquiridos. A Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC), a Associação Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, o Projeto Social Voluntário de ONG Vidas, o Centro Comunitário de Desenvolvimento Recanto das Árvores, a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso, a Associação Infrades, a Associação Comunitária Buris de Abrantes (Aceba), o Instituto Comvida e a Associação Cultural Berimbau Arte Brasil foram beneficiadas com parte dos itens negociados na ocasião, como abacate, abacaxi, abóbora maranhão, coco seco, coco verde, laranja pêra, limão, milho verde em espiga, pepino, pepino japonês, quiabo, tangerina, banana da terra, banana comum, batata doce, aipim com casca e mamão comum.

A primeira compra por meio do PAA 2023, realizada em 6/6 pela Sedap, resultou na aquisição de 15 toneladas de alimentos, atendendo 56 produtores de 13 localidades e beneficiando sete instituições socioassistenciais. Na segunda compra, de 26 t, foram contemplados 38 produtores de sete localidades, e atendidas 11 organizações.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari