Facebook
  RSS
  Whatsapp

Filhotes de tartaruga marinha lutam contra a degradação humana nas Praias de Porto do Sauipe

Compartilhar

 

Nas praias de Porto de Sauipe, em Entre Rios, tem dezenas de pontos de desova de tartarugas marinhas. As demarcações feitas pelo Projeto Tamar, servem para alertar os banhistas sobre a importância de evitar a circulação na região, garantido o processo de incubação e o nascimento dos filhotes.

Nossa equipe de reportagem visitou uma dessas áreas e constatou a interferência humana, por conta da grande quantidade de lixo encontrada nas areias, trazidas pelo mar, descartada de forma ilegal por banhistas. Os filhotes ao nascerem, seguem imediatamente para o alto mar, e se deparam com plásticos (450 anos para se decompor), garrafas de vidro (1.000.000 de anos - um milhão), e outros itens, deixados pela ocupação desordenada do litoral.

Em cada marcação, tem cerca de 100 a 150 ovos, e a cada mil filhotes que nascem, uma média de cinco chegam a vida adulta (20 e 30 anos). De acordo com o Projeto Tamar, além da ameaça natural, doenças e enfermidades, o homem é responsável pela caça e coleta de ovos, captura acidental na pesca, sombreamento, iluminação artificial/fotopoluição, trânsito de veículos e poluição.

Entre março e setembro, período mais quente do ano no litoral brasileiro, acontece a desova de algumas espécies. Muitas dessas tartarugas que vão nascer em Porto de Sauipe, vão migrar para outros oceanos e depois de décadas vão retornar para desovar.

A educadora Eliane Leão ficou encantada com o número de demarcações em Porto, e ao mesmo tempo preocupada com a quantidade de lixo encontrada. “Só comprova que a natureza está sendo reconstituída, recomposta, e de onde eles saíram eles retornaram. Só nos resta refletir o quanto nós podemos fazer a mais sobre esse cuidado. Precisamos cuidar das tartarugas não jogando lixo na praia, aqui encontrei vários sacos plásticos que demoram anos para se decompor. Então devemos mudar os nossos hábitos e recolher os nossos lixos. Educação ambiental não se aprende só na escola”, exaltou.

O Portal tem buscado chamar a atenção dos banhistas para a importância de preservar o meio ambiente, da necessidade da mudança de hábito, de conscientização sobre os danos causados a natureza e sobre a interferência do homem no ciclo natural de vida dos animais.

 

 

Mais de Entre Rios