Facebook
  RSS
  Whatsapp

Meu descarte legal - na praia atrai dezenas de pessoas em Barra do Jacuípe

Compartilhar

 

Neste sábado (25/2), a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (LIMPEC) deu continuidade ao projeto de verão “Meu descarte legal - na praia”, em Barra do Jacuipe, após o recesso de Carnaval. Com uma equipe animada, o grupo que reuniu dezenas de pessoas, levou conscientização, agito e animação para pedestres, motoristas e banhistas que estavam na localidade.

As ações que objetivam a sustentabilidade e proteção ambiental já passaram por Guarajuba e Arembepe, e ainda pretendem visitar mais duas praias da costa camaçariense. A meta é que até 20 mil pessoas sejam conscientizadas através do projeto.

“O descarte legal nessa praia para mim era um sonho”, explicou Áldene Motta, diretor-presidente da empresa. “A nossa ação aqui tem sido muito mais eficaz do que as realizadas em outras partes do Brasil. Nós fazemos a limpeza manual da faixa de areia, o diálogo direto com os banhistas, a abordagem de veículos e todos recebem sacos biodegradáveis pra condicionar seus resíduos. Além da informação educativa, damos a possibilidades deles (população) descartarem os resíduos produzidos.

O diretor acrescentou que “aqui em Barra do Jacuipe, especificamente, temos a parceria do projeto ‘100% Meio ambiente’, grupo que já realiza ações ambientais aqui na localidade e não poderíamos trazer esse projeto sem a participação deles. Priorizamos esse apoio para realizar uma ação mais completa”, explicou.

O projeto  “100% Meio Ambiente” foi criado pela própria comunidade do local, que já se preocupava com o descarte de lixo irregular, sobretudo aos fins de semana. “Somos apenas um grupo de pessoas preocupadas e que querem fazer a diferença. A cada quinze dias, nós realizamos ações de prevenção e educação. Conversamos com os visitantes, que chegam de ônibus, e também com os nativos, explicando sobre a importância de deixar a praia limpa, distribuímos sacos e pedimos que recolha o próprio lixo, e a cada três meses, realizamos a limpeza do rio.
É o segundo ano que fazemos essa parceria com a LIMPEC. Eles nos ajudaram com placas sinalizadoras, e doação de bombonas para recolher o lixo”, pontua a idealizadora do projeto Catarina Tavares.

O objetivo principal do “Meu descarte legal - na praia”, é promover a reeducação e conscientização dos banhistas e visitantes da praia sobre os efeitos do lixo nos mares e ecossistema, quando descartados de forma incorreta. Para Jacira Nazaré Gomes, mais conhecida como JáJá e proprietária do restaurante “Barraca da JáJá”, a praia deveria ser preservada, não só hoje, mas sempre. “É complicado o comportamento de algumas pessoas, principalmente em dia de passeio, eles fazem churrasco e fica tudo muito sujo. As vezes a gente quer ajudar, mas é delicado. Você pode chegar aqui a qualquer hora, eu mantenho a praia limpa. Eu torço pela limpeza”, disse concluiu.

O evento começou as 9h e além da equipe da LIMPEC e do projeto “100% Meio ambiente” estavam presentes também voluntários das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e da Infraestrutura (Seinfra).

“Meu descarte legal - Na praia” teve início no começo de fevereiro, e continuará realizando ações por Jauá e Itacimirim nos dias 4 e 11 de março.

Agência Camaçari

Mais de Camaçari