Facebook
  RSS
  Whatsapp

Carnaval de Praia do Forte e de Imbassaí terá blocos, bandas e caretas

Compartilhar

 

Na próxima sexta-feira (17) começa oficialmente o carnaval no Litoral de Mata de São João. Ao longo dos anos, o destino tem se consolidado como uma das melhores opções para a festa na Bahia. Pela rica programação cultural, pela qualidade e quantidade de atrativos turísticos, pela excelente infraestrutura e pela proximidade de Salvador. Shows musicais, blocos, fanfarras e as tradicionais caretas estão nas grades de atrações da Praia do Forte e de Imbassaí.

Os visitantes e moradores que vão lotar os dois principais destinos do município, terão atividades intensas de sexta a terça-feira (21). Na Praia do Forte, o público irá contar com o tradicional Festival de Caretas.

Na programação da Praia do Forte, os destaques serão ainda os shows de bandas locais, além dos tradicionais blocos como: As Tabaroas, Mortalhas, Casca de Jaca, PC Folia e Jegue Elétrico. A festa é caracterizada pela diversão e pela tranquilidade.

De acordo com a Secretária de Cultura de Mata de São João Manuela Rates, “é um momento de total integração entre os moradores nativos e os visitantes, em um ambiente onde adultos, crianças e idosos são protagonistas”. Ela explica que o Carnaval do Litoral do município foi se moldando, naturalmente, para um público que busca praia, infraestrutura e diversão com tranquilidade.

“Além das famílias, que se sentem muito seguras e saem muito felizes com as experiências vividas no nosso Carnaval, têm as pessoas que vêm curtir o Carnaval de Salvador alguns dias, mas preferem ter como base as nossas pousadas e os nossos Resorts”, explica Rates.

Caretas – A principal atração do Carnaval da Praia do Forte são, sem dúvidas, as tradicionais caretas. São homens e crianças que usam máscaras tenebrosas, confeccionadas de papel machê por eles mesmos, com indumentárias compostas de folhas, chocalhos, lonas, botas, entre outras. Durante os festejos carnavalescos, dezenas delas se espalham por toda vila, levando alegria e cores pelas ruas do vilarejo.

De acordo com os moradores mais antigos, as Caretas surgiram nos tempos da escravidão, quando na época de Carnaval, os senhores permitiam aos escravos se expressarem culturalmente. Era a oportunidade que tinham de cultuar seus deuses e divindades, e também de assustar os filhos dos senhores de engenho, que residiam na Casa da Torre (Farol Garcia D'Ávila).

Imbassaí – O Carnaval de Imbassaí começa também na sexta-feira, com bloquinhos de rua, bandas locais e muita diversão. A localidade é a escolha perfeita para quem está fugindo do Carnaval de Salvador, em busca de tranquilidade do banho de rio em encontro com o mar.

 

Ascom

Mais de Mata de São João