Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeitura é homenageada no 2º dia da novena dedicada a São Thomaz de Cantuária

Compartilhar

 

O vice-prefeito de Camaçari, José Tude, dedicou toda honra e adoração a São Thomaz de Cantuária, nesta sexta-feira (30/12), ao participar da segunda noite da Solene Novena em homenagem ao padroeiro do município. Como pede a tradição, é hora de agradecer pelo ano que passou e de pedir bênçãos e proteção para o ciclo que virá. Faço questão de estar presente nesse período de devoção. Além de ser uma celebração belíssima, é neste momento que aproveito para renovar a minha fé em Deus, agradecer as graças alcançadas e, sobretudo, pedir sabedoria e discernimento para continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da nossa cidade", declarou emocionado. Na oportunidade, ele representou o prefeito Elinaldo Araújo.  O secretário de Governo, José Gama Neves, também esteve presente.

Realizada na Catedral de São Thomaz de Cantuária, a tradicional novena foi presidida e pregada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno, que, durante a homilia, falou sobre o tema da festividade deste ano, "Celebrando São Thomaz para crescer na missão de gerar comunhão e paz". Na ocasião, o sacerdote manifestou alegria e externou gratidão em receber os gestores do município no ato litúrgico. Ele ainda declarou que "a competente condução dos trabalhos desenvolvidos em função da cidade e do bem-estar da população, é o motivo da homenagem dedicada à Prefeitura de Camaçari nesta noite". O chefe espiritual da diocese aproveitou para abençoar toda a estrutura que governa o município. A cerimônia eucarística foi concelebrada pelo padre Osmar Júnior.

Tendo como responsável pela organização dos atos o grupo pastoral da Legião de Maria, além da Prefeitura de Camaçari, as polícias Militar e Civil; Pastoral Afro; paróquias Sant’Ana e Santa Luzia; Quase-paróquia São José Operário; comunidades Nossa Senhora da Conceição e Santa Cruz; e a imprensa de Camaçari (rádios, TVs, web TV e portais de notícias) também foram convidados da segunda noite de novena, que teve como gesto concreto, a doação de papel ofício A4. Durante o período da manhã, às 10h, foi celebrada a Santa Missa.

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes foi a Benção ao Santíssimo Sacramento, ato devocional que comoveu a toda comunidade católica presente na solenidade.

O novenário, que teve início dia 29 de dezembro, antecede o dia festivo em tributo ao padroeiro da cidade, que acontece em 7 de janeiro com missas, procissão, dentre outros festejos realizados pela Diocese de Camaçari. No primeiro dia, foi realizada a Missa Votiva a São Thomaz de Cantuária, presidida pelo Bispo Emérito de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, além da Solene Novena, que teve como responsável, o grupo pastoral Renovação Carismática Católica. Como convidados, foram homenageados os órgãos municipais: Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) e a empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec). Instituições como Embasa, Coelba, Prefeitura de Dias d’Ávila, paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, e o Coral Diocesano também foram celebrados. Como gesto concreto, houve a doação de sabão em pó.

Além da grande participação dos fiéis da comunidade católica, que rezaram e louvaram a Deus e a São Thomaz de Cantuária, o segundo dia da novena contou com a participação de representantes de demais autoridades religiosas e locais. Os gestores municipais foram brindados com uma medalha do padroeiro.


PROGRAMAÇÃO

31/12 (sábado) – 3° dia
10h – Adoração Eucarística Te Deum
19h – Santa Missa de Ação de Graças
Responsável: Equipe de Liturgia da Catedral
Gesto concreto: detergente

1º/1 (domingo) – 4º dia
9h e 18h – Santa Missa da Solenidade de Maria Mãe de Deus
Responsável: Apostolado da Oração
Convidados: comunidades Nossa Senhora Aparecida, São Paulo Apóstolo e Santo André; Mãe Rainha; Legião de Maria; Tiro de Guerra; Bombeiros; e Bancários.
Gesto concreto: desinfetante

2/1 (segunda-feira) – 5º dia
19h – Solene Novena
Responsável: Catequese
Convidados: Forania Sagrada Família – Paróquia Sagrada Família, Madre de Deus; paróquias Nossa Senhora das Candeias e São Francisco de Assis, Candeias; Paróquia São Gonçalo, São Francisco do Conde; Quase-paróquia Nossa Senhora do Monte, Monte Recôncavo; Cabido Diocesano; Diáconos Permanentes; prefeituras de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde; Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL); Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic); Comerciantes; Filarmônicas e Bandas Municipais; e Pascom.
Gesto concreto: álcool líquido a 70%

3/1 (terça-feira) – 6º dia
19h – Solene Novena
Responsável: Terço dos Homens
Convidados: Forania do Divino Espírito Santo, Paróquia do Divino Espírito Santo, Vila de Abrantes; Paróquia São Bento, Monte Gordo; Paróquia São Francisco de Assis, Arembepe; Quase-paróquia Nossa Senhora de Fátima, Barra do Pojuca; Câmara de Vereadores de Camaçari; Poder Judiciário; Ministérios de Música; Clínica de Olhos São Thomaz; Cúria Diocesana; Pastoral Carcerária; Colônia Penal; e Comunidade Presença e Amizade.
Gesto concreto: água sanitária

4/1 (quarta-feira) – 7º dia
10h – Santa Missa
19h – Solene Novena
Responsável: Pastoral do Dízimo
Convidados: Forania São Sebastião, paróquias São Sebastião do Passé e Santa Marcelina, São Sebastião do Passé; Paróquia São Roque, Terra Nova; Quase-paróquia Sagrado Coração de Jesus, Nazaré de Jacuípe: prefeituras de São Sebastião do Passé e Terra Nova; profissionais da área de saúde; dizimistas; e coroinhas.
Gesto concreto: papel higiênico

5/1 (quinta-feira) – 8º dia
10h – Santa Missa
19h – Solene Novena
Responsável: Juventude
Convidados: paróquias Cristo Ressuscitado e São Tomé; comunidades São Francisco de Assis e Sagrado Coração de Jesus; Apostolado da Oração; Pastoral Vocacional;  Comunidades Consagradas de Vida e Aliança; Institutos Seculares; instituições de ensino superior; colégios municipais e estaduais; e Pastoral Catequética.
Gesto concreto: vassouras e rodos

6/1 (sexta-feira) – 9º dia
10h – Santa Missa
19h – Solene Novena
Responsável: Ministros Extraordinários
Convidados: Forania São Miguel de Cotegipe, Paróquia São Miguel; Paróquia Nossa Senhora da Conceição, CIA; paróquias São João Batista e Nossa Senhora da Luz; Arte de Viver; ABSTC; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver); Associação Paulo Tonucci (Apito); Conselho Tutelar; Infância Missionária; Pastoral Familiar; Setor Juventude; Seminaristas; Congregações Religiosas Femininas e Masculinas.
Gesto concreto: panos de chão

7/1 (sábado) – Dia Festivo
5h – Alvorada
6h – Ofício de São Thomaz de Cantuária
7h – Santa Missa pelos devotos fiéis falecidos
9h – Missa com unção dos enfermos
16h – Solene Procissão (saindo da Paróquia Senhora Santana, Gleba A)
17h – Missa Solene (presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dirceu de Oliveira Medeiros). Em seguida, apresentação da Filarmônica 28 de setembro.
Gesto concreto: alimentos não perecíveis em todas as atividades

 

Foto: Josué Silva

Agência Camaçari

Mais de Camaçari