Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ministério da Saúde aponta atenção básica de Mata como a melhor RMS

Compartilhar

 

De acordo com os indicadores do programa do Ministério da Saúde Previne Brasil, Mata de São João continua na primeira colocação na gestão da atenção básica de saúde, entre os Municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O levantamento é referente aos meses de maio a agosto deste ano.

A pontuação representa uma melhora em relação ao último quadrimestre desse ano (janeiro a abril de 2022). Para chegar à nota de 8,9 e superar os 8,5 do quadrimestre anterior. Mata teve 91% em realização de teste rápido para HIV e sífilis no pré-natal.

Os outros serviços avaliados foram Acompanhamento clínico e odontológico durante o pré-natal; Cobertura citopatológica (do indicador Saúde da mulher); Cobertura pólio e penta (do indicador Saúde da criança); Hipertensão - PA Aferida - e Diabetes - Hemoglobina Glicada e realização de consulta a cada 6meses para hipertensos e diabéticos; ambos do indicador Doenças crônicas.

A secretária municipal de Saúde Tatiane Rebouças explica ainda que a melhora contínua nos indicadores da atenção básica de Mata de São João é fruto de esforços de todas as equipes da Secretaria de Saúde, para cumprir as metas do planejamento estabelecido pela gestão.

Sobre o programa - O Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliadas sete categorias, dos indicadores Pré-natal, Saúde da mulher, Saúde da criança e doenças crônicas.

A nota do segundo quadrimestre de 2022 do Previne Brasil ainda coloca Mata de São João em segundo lugar no ranking das cidades baianas com população de 40 a 70 mil habitantes.

por Ascom

Ascom

Mais de Mata de São João