Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em homenagem póstuma, família de professora de Camaçari recebe Moção de Aplausos

Compartilhar

 

Os familiares da professora de Camaçari, Everaldina Vieira dos Santos, que morreu aos 64 anos vítima de bala perdida na comunidade em que morava, receberam na manhã desta terça-feira (09/08), durante a sessão ordinária, uma Moção de Aplausos em homenagem a educadora que teve o nome dado a antiga Escola Municipal São Salvador, localizada em Monte Gordo. A mudança foi feita como forma de reconhecimento por sua dedicação ao ensino público no município.

O autor da matéria foi o vereador Val Estilos (REPUBLICANOS), que se mostrou honrado com a oportunidade de homenagear a educadora. “Hoje muitos alunos têm suas vidas formadas por conta da educação que receberam dela, então ela fez história e representava muito para aquele lugar. Alfabetizou tanta gente, e ser o proponente desta Moção é um presente, e poderia ser outro vereador, mas a família me escolheu para esse momento e estou muito feliz”, ressaltou o parlamentar.

O filho de dona Everaldina, o senhor Eric Aran destacou que a família estava grata pelo reconhecimento a história de vida e profissional da educadora. “É uma honra receber essa linda homenagem, mais do que merecida. Foram 39 anos dedicados a educação no município de Camaçari, e só temos a agradecer a todos os envolvidos. Deus é pai e não padrasto, ele sabe de todas as coisas, mesmo tendo sido uma morte de maneira trágica, hoje ela está sendo homenageada”.

Presente na sessão e emocionada com os discursos, a secretária de Educação Neurilene Martins exaltou que a homenagem eternizou a história de dona Everaldina. “É tão justo que as memórias das pessoas sejam colocadas com inspiração para todos nós e nesse caso uma professora a frente de seu tempo, uma mulher negra que foi galgando todos os seus espaços, e naquele espaço onde ela escolheu, ela floresceu. Fez uma opção verdadeiramente preferencial pelos estudantes e a gente pode hoje celebrar essa memória, hoje é um dia de festa, porque historicamente o nome de escola é um nome de heróis, de mitos, das grandes figuras, das macros narrativas, e aqui não, aqui é o nome de uma educadora, de uma professora que durante a sua vida inteira cuidou das crianças e mais do que isso, que nos inspira”, enfatizou.

Mais de Camaçari