Facebook
  RSS
  Whatsapp

Papo Aberto, Papo Reto com o vereador de Lauro de Freitas Gabriel Bandarra, conhecido pelo personagem de Tenóbio

Compartilhar

 

O Portal encontrou o vereador de Lauro de Freitas Gabriel Bandarra (PSC), mais conhecido pelo personagem de humor Tenóbio, na inauguração das salas de cinema do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, na última quinta-feira (29/06) e não perdeu a oportunidade de fazer um Papo Aberto, Papo Reto com o parlamentar. Na pauta polêmicas, relação com a Câmara Municipal, com o Poder Executivo e eleições de 2022.

O Portal iniciou a entrevista falando do convite "inusitado" feito pelo Shopping para participar da inauguração das salas de cinema, já que há pouco tempo ele entrou com uma representação contra o empreendimento, por conta da instalação de placas nas portas dos banheiros autorizando a entrada de pessoas que se identificavam com o gênero determinado na placa. “Fomos contra e me posicionei, na Câmara fiz uma Moção de Repúdio, e o Shopping vendo a repercussão negativa acabou retirando as placas, e eu achei louvável e fiquei até surpreso com o convite. É um empreendimento que tem uma importância para o nosso município, a gente reconhece isso, apesar de eu discordar desse posicionamento das placas, e houve uma aprovação recente na ALBA [Assembleia Legislativa da Bahia], sobre as pessoas que se sintam de um determinado gênero elas podem de fato acessar qualquer banheiro público, eu só acho que apesar de isso ter sido uma perda absurda para as famílias brasileiras, não compactuo com esse pensamento, mas foi uma lei aprovada, o que acho mais absurdo foi aqui explicitar isso ao colocar uma placa praticamente chamando as pessoas para entrarem e isso causaria um problema muito sério”, explicou.

Antes de ser eleito vereador, Gabriel Bandarra utilizava seus personagens de humor para chamar a atenção da sociedade em relação a gestão pública de diversos municípios da Bahia, e dentre eles o mais conhecido, o irônico Tenóbio. Hoje pré-candidato a deputado federal, o parlamentar ressalta que sempre uniu a arte a política. “Na minha opinião algumas pessoas utilizam a arte de maneira equivocada, o artista tem o dever de ascender uma luzinha, então a partir dai eu decidi também virar um político. Eu utilizo do humor já há um bom tempo para fazer com que as pessoas passem a enxergar o que muitas vezes não está muito visível a olhos nus. Hoje a maioria dos municípios do nosso país estão cheios de corrupção, e é necessário que as pessoas que estão praticando esses atos sejam expostas para que aja alguma mudança, que só acontece com a comoção popular, então nada melhor que usar a arte para fazer isso".

Questionado sobre como ver o setor da cultura em Lauro de Freitas, o parlamentar é incisivo a dizer que “o município não tem cultura”. “Já vivemos momentos muito melhores do que a gente ver hoje, não temos um apoio mais maciço as manifestações culturais do município. Duas coisas que são de extrema importância para qualquer município é cultura e o esporte, e a gente não ver investimentos nesses setores aqui na prefeitura de Lauro de Freitas, e na maioria das prefeituras também, mas é claro que o que a gente pode fazer como legislador é fiscalizar, expor e cobrar, e faço isso na Câmara todas as sessões e tem alguns colegas que fazem da mesma forma, e a gente tem até uma Câmara em alguns aspectos atuantes, vereadores que têm uma consciência sobre a importância da cultura, do esporte, que cobram, que indicam, que requerem a prefeitura para que as coisas melhorem, mas infelizmente a prefeita desrespeita a  Câmara de Vereadores”.

Gabriel Bandarra exalta que pretende conquistar a vitória nas urnas em outubro com seu histórico como artista, ao fiscalizar as gestões públicas, e atuação como vereador. “Eu vejo os vereadores levantarem a bandeira da cultura, a bandeira da LGBTQIA+, a bandeira da natureza, cada um levanta sua bandeira, mas a gente não ver muitos legisladores levantarem a bandeira da fiscalização, que para mim é a bandeira mais importante para um parlamentar. Então é a bandeira que eu levanto, que levo comigo, e para que uma gestão seja eficiente de fato é necessário que se tenha um fiscalizador, mais firme, mas em cima para que as coisas comecem a andar”.

Sobre sua relação com os demais vereadores de Lauro de Freitas, Gabriel pontua que não fala dos políticos, aponta apenas "os erros e a falta de gestão” de alguns políticos. “Eu tive alguma dificuldade no início, alguns percalços, mas a gente compreende que as pessoas não estão muito acostumadas a isso, e é como eu falei antes, os vereadores escolhem uma bandeira para levantar e acabam esquecendo da fiscalização, então quando você tem uma pessoa que está em cima, fiscalizando, é natural que os outros se espantem com isso, mas hoje graças a Deus tenho uma boa relação na Câmara de Vereadores”.

Para o parlamentar, hoje ele conta com o apoio popular devido ao espaço e voz que deu a população, através de seus personagens. “As vezes o que acontece é que o cara tem um problema na sua rua, mas ele não tem um veículo para que a voz dele seja propagada, então o que a gente fez é justamente isso, propagar a voz dessas pessoas que estão principalmente na periferia, nos bairros menos favorecidos, mas aqui [em Lauro de Freitas] não tem bairro menos favorecido, de Itinga a Vila do Atlântico o desastre é gigantesco, e isso fez com que a população estivesse do nosso lado e a mudança só acontece a partir da população, e o parlamentar sozinho não pode fazer muita coisa. O parlamentar vai fazer com que as pessoas se movimentem, ele vai alertar, vai fiscalizar, indicar, e as pessoas vão passar a se mobilizar diante dos absurdos que a gente ver. Pra mim quem promove mudança é a população”.

O partido do vereador Gabriel Bandarra, o PSC está apoiando a pré-candidatura de ACM Neto para governador do estado, mas o parlamentar ressalta que não declara apoio a “fiscalizados” e explica o porquê. “Digo com tranquilidade que para mim hoje o principal objetivo de qualquer político que se prese é tirar o PT do poder na Bahia, e eu não vejo uma pessoa que tenha mais condição de fazer isso do que ACM Neto, mas tenho minhas críticas, principalmente em relação a visão ideológica dele, não é uma pessoa que eu morro de amores, como também não morro de amores por nenhum político, mas hoje o vejo como a única possibilidade de tirar o PT do poder e a nível federal declarei o meu voto, mas não declaro apoio, não fico fazendo como muitos candidatos que a rede social é só Bolsonaro ou só Lula, o cara não diz para que veio, qual a intenção dele, ele pensa de acordo com o que Bolsonaro ou Lula, mas declarei meu apoio a Bolsonaro e votarei nele novamente, com a consciência que a gente deve fiscalizar independe de quem seja eleito”, finalizou.

Mais de Lauro de Freitas