Facebook
  RSS
  Whatsapp

Liga do Samba Junino realiza o V Festival de Samba Junino neste final de semana

Compartilhar

 

A maratona de shows do Samba Junino na capital baiana ganha mais um destaque neste final de semana. A partir das cinco horas da tarde de sexta-feira, 24, a Liga do Samba Junino irá realizar o V Festival de Samba Junino com a participação de mais de vinte grupos de Samba Junino no final de linha do Garcia para celebrar os cinquenta anos desta manifestação cultural.
 
 
“O objetivo da Liga é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadoras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, afirma o cantor, compositor e produtor cultural Nonato Sanskey.
 
O festival será composto pelos tradicionais concursos de canção, rainha e melhor grupo onde serão avaliadas as canções inéditas; melhor rainha sambadeira e desempenho geral do grupo incluindo figurino, repertório, rainha e envolvimento do público durante as apresentações.
 
Este ano, o festival terá a participação dos grupos Sambão da Mucumg, Samba Fogueirão, Samba Jaké, Samba Neguinho, Samba Duro VS, Hody Bamba, Samba Chama, Sambalança, Off Scalla, Samba Skorpio, Vai Kem Ké, Samba do Índio Tamoios, Samba Dú Papelão, Samba Duro de Terreiro, Samba Chile, Samba Coral, Balão de Ouro, Samba Zumbaê, Samba Tororó, Samba Futuka, Samba do Morro e  Samba Leva Eu.

Mas, os festejos pelo Samba Junino não param por aí. Após a realização do concurso, domingo, 26, será a vez de assistir ao desfile dos campeões com os arrastões dos grupos participantes a partir das quatro horas da tarde na Avenida Almirante Alves Câmara no Engenho Velho de Brotas.
 
 
“O Samba Junino é o conservatório de música na periferia, nesse ambiente cultural, adultos, jovens e crianças têm o seu primeiro contato com a nossa música, fruto de uma herança ancestral africana. E, para democratizar ainda mais o acesso a nossa cultura, o festival e o desfile serão disponibilizados nas redes sociais da Liga do Samba Junino para alcançarmos um público ainda maior”, declara o produtor cultural Vagner Shrek.
 
O projeto V Festival Liga do Samba Junino: os mais tradicionais e a nova geração, foi contemplado pelo Prêmio Samba Junino Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Salvador Cidade da Música Desde 2016, Salvador conquistou o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
 
A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria Música, Rede da Unesco, e de lá pra cá vem criando cada vez mais ações e projetos que atinjam essa que é uma das maiores características culturais da cidade. O programa da UNESCO busca, por meio da cultura, estimular ações aos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local. Não apenas no desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstra sua capacidade de executá-lo em benefício da sociedade.
 
 
 
Sobre o Samba Junino:
 
O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 50 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, Garcia, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.
 

Reinaldo Oliveira

Mais de Salvador