Quadrilhas juninas de Camaçari recebem kits de figurino típico

 Foto: Leandro Silva/Arquivo

  Foto: Leandro Silva/Arquivo

Na noite desta terça-feira (21/6), nove grupos juninos contemplados com o projeto Valorizando Raízes – Kit Cultura Popular, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult), receberam os figurinos típicos previstos pela iniciativa. Eles serão utilizados durante o concurso de quadrilhas juninas que acontece na Vila da Cultura da Praça Abrantes, a partir desta quarta (22/6) até a sexta-feira (24/6).

A entrega foi feita pela secretária da Cultura, Márcia Tude, que destacou que, ao todo, 900 trajes foram confeccionados. “Este projeto foi iniciado antes da pandemia, teve que ser interrompido por conta do período de emergência de saúde, mas agora pudemos retomar e entregar estes kits que possibilitam que os grupos de Camaçari tenham roupas a caráter para realizarem apresentações. Além disso, a confecção envolveu um estilista da nossa cidade e muitas costureiras”, afirmou.

Receberam os kits as quadrilhas: Pé de Moleque, Coisinha Miúda, Arraiá Santo Antônio, Pode Misturar e Vem Que Tem, todas da localidade de Parafuso; Flor de Lis, do Caminho do Mar; Unidos Venceremos, de Barra do Pojuca; Pocktá, de Vila de Abrantes; e Fogueira Santa, do bairro da Lama Preta.

Para Hindinaraci Cosma, coordenadora do grupo Pode Misturar, é uma enorme satisfação o recebimento dos trajes. “Incentiva para que a gente não perca a cultura junina em nossa cidade”, ressaltou. A coordenadora da quadrilha Pé de Moleque, Carolina Silva, também comemorou o recebimento do kit. “Uma ação muito importante. Estamos ensaiando de forma periódica há três meses para poder se apresentar na Vila da Cultura, então é muito gratificante e facilita bastante para gente a entrega desses figurinos”, pontuou.

Os grupos juninos foram os primeiros contemplados do projeto Valorizando Raízes – Kit Cultura Popular a receber os figurinos. Em breve, também serão beneficiados outros conjuntos das modalidades de bois, cheganças, caboclos, sambas de roda e de viola. Parte do programa Cultura Todo Dia, o projeto tem por objetivo valorizar a cultura popular de Camaçari, além de promover o direito à cultura, propagar, fomentar, influenciar e contribuir para a manutenção e permanência da expressão cultural.

Também participou da cerimônia de entrega dos kits, o subsecretário e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto.
 

 

Agencia de Notícias

Mais de Entretenimento