Facebook
  RSS
  Whatsapp

Edital Evandro Amaro é tema de encontro entre Secult e representantes de fanfarras e orquestras

Compartilhar

 

Nesta terça-feira (14/6), a Secretaria da Cultura (Secult) realizou um encontro com representantes de fanfarras, bandas marciais, filarmônicas e orquestras, a fim de apresentar o edital Evandro Amaro, lançado em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e cujas inscrições foram abertas nesta segunda-feira (13/6). Na oportunidade, foram distribuídas cópias do documento e representantes da Comissão Especial de Avaliação da Secult (CEASC) explicaram o funcionamento do edital e esclareceram dúvidas.


O subsecretário e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, frisou que o nome da iniciativa é uma homenagem a Evandro Amaro, fundador da Fanfarra Estudantil de Camaçari (Fanesc), falecido em maio de 2021, acrescentando que o edital busca difundir o segmento.


"Será aportado o valor de R$ 1 milhão, contemplando 10 projetos de atividades artísticas, cada um recebendo R$ 100 mil. Estaremos trabalhando transversalmente unindo cultura e educação, em vista que a contrapartida destes grupos é de ministrar aulas nas escolas municipais, equipamentos culturais e associações do município. Mais um edital dentro do programa Cultura Todo Dia, esperamos que seja um sucesso", afirmou.


As propostas deverão prever o mínimo de 80 horas de aulas totais, divididas em, pelo menos, quatro horas/aula por semana. Além disso, o escopo deve conter contrapartida social de, no mínimo, cinco apresentações a serem disponibilizadas na programação da Secult e Seduc.


Para Francisco Alves, atual presidente da Fanesc, a reunião foi esclarecedora. "Este edital é uma forma de conseguirmos recursos para manter e divulgar nosso trabalho", disse. O presidente da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), José Lima, disse que a expectativa é muito boa. "As nossas atividades estavam paradas por conta da pandemia, e agora é a possibilidade de reavivar o projeto", pontuou.


Diretor artístico da Orquestra Sustentável de Camaçari, Vado Fernandes avalia que o edital é de grande valia para os grupos e para a cultura do município. "Caso sejamos contemplados, vai proporcionar também uma melhora na qualidade de vida dos nossos alunos e servir de incentivo para eles trilharem o caminho da arte".


Inscrições


O processo de inscrição para o edital Evandro Amaro pode ser feito presencialmente ou on-line. De forma presencial, o procedimento deve ser realizado das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, até às 12h do dia 29 de junho na CEASC, localizada na Secretaria de Cursos da Cidade do Saber.


Já on-line, a pré-inscrição pode ser feita até às 12h do dia 29/6, através de formulário disponível no Portal da Cultura, onde deverá também ser anexada cópia digital dos documentos solicitados. Após o envio, o candidato receberá por e-mail a comprovação automática de pré-inscrição. Para efetivar a inscrição, o proponente deve se apresentar à CEASC até às 16h do dia 29/6, para apresentação dos documentos originais.


A lista de documentação necessária para a inscrição pode ser conferida através do edital.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected], telefone (71) 3644-9824 e WhatsApp (71) 99981-7918.

 

Portal da Cultura - http://www.secult.camacari.ba.gov.br/

edital - https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/diario-1928-abertura-das-inscricoes.pdf

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari