Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ultramaratona integra ações de celebração ao 2 de Julho em Salvador

Compartilhar

 

Com 42 quilômetros a serem cumpridos em 12h, a Ultramaratona da Independência, lançada pela Prefeitura nesta terça-feira (24) e marcada para o dia 2 de Julho, celebra a retomada do calendário de eventos de Salvador, nesse período após as restrições da pandemia da Covid-19. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, durante solenidade realizada no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

Concebida em parceria com a Federação Baiana de Atletismo (FBA), a primeira edição da competição ocorrerá no próximo 2 de julho, das 18h até as 6h do dia seguinte, na orla da Boca do Rio, nas proximidades do Parque dos Ventos. O prefeito ressaltou que a competição é mais um passo para o retorno das atividades no setor, após dois anos de inércia devido à pandemia de Covid-19.

"Ao longo dos últimos nove anos, a marca da gestão foi desenvolver produtos no turismo, na economia, no esporte, dentre outros, para oferecer alternativas de lazer, entretenimento e para atrair pessoas que venham para nossa cidade conhecer nosso patrimônio e o jeito próprio do baiano.  A estratégia sempre foi manter a cidade aquecida, com um calendário de eventos que ofereça opções durante todos os finais de semana, para que possamos atrair sempre mais visitantes", declarou Bruno Reis.

Prova – A Ultramaratona da Independência será a primeira ação da gestão municipal em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que acontece em 2023, além de ter o objetivo de tornar a cidade referência no destino de corridas de rua no país. A competição será uma corrida de única etapa, com total liberdade de ritmo, tendo duração total de 12 horas e abrangendo distância superior a 42 km.

Serão declarados vencedores os atletas que percorrerem a maior quilometragem no prazo definido pela prova. Os corredores poderão se inscrever nas modalidades individual, dupla, quarteto e sexteto. As inscrições já podem ser realizadas no site www.centraldacorrida.com.br/ultra-maratona-da-independencia.

Celebração – O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou a satisfação pela Prefeitura conseguir retomar as atividades da plataforma de eventos, no dia da considerada data magna da Bahia e uma das mais importantes do país, como preparação para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em 2023.

“Estamos dando, em 2022, o pontapé inicial para esta comemoração. Temos uma prova radical, com 12h de competição, associando a garra e a resistência do soteropolitano e ao mesmo tempo posicionando Salvador como importante destino de corrida de rua, oferecendo belas paisagens, música, provas individuais, em dupla e quarteto, com revezamento a cada seis horas de evento. Dessa forma é possível agregar famílias e amigos, numa festa para toda a cidade", completou Edington.

"Por ser um evento novo e desafiador, é de grande importância para o turismo, pois atrai pessoas de diversas regiões, as famílias soteropolitanas e o comércio local. Atletismo é a base para todos os esportes. É um evento certeiro, que trará muitas contribuições para a cidade", afirmou o presidente da FBA, Antônio Luiz Paranhos.

Esta é mais uma competição de corrida de rua promovida pela Prefeitura que, em 2017, lançou a Maratona Salvador. O evento chegou a reunir mais de cinco mil corredores vindos de todo o país até a capital baiana e foi suspenso desde 2020 em função da crise sanitária provocada pelo coronavírus. A estimativa é que a iniciativa volte a acontecer este ano.
 

Secom

Mais de Salvador