Varíola do Macaco preocupa autoridades de saúde do mundo

 

Uma onda da doença identificada como Varíola do Macaco começou a ganhar alguns países do mundo nas últimas semanas. A comunidade de Madri confirmou, no sábado (21), 30 casos com PCR positivo e outros 39 suspeitos que estão em estudo.

As autoridades sanitárias continuam à espera da confirmação desses casos suspeitos, que se juntam ao primeiro, detectado nas ilhas Canárias, e ao surto em Madri, o maior até o momento.

O que é

Uma doença rara e que é, em geral, transmitida por via respiratória. A varíola do macaco, apesar de pouco frequente, é causada pelo vírus da varíola símia e pode acometer pessoas e desencadear sintomas como cansaço em excesso, dores musculares, além de feridas e bolhas na pele.

Especialistas alertam que diante de qualquer sinal de infecção pelo vírus a pessoa busque ajuda médica para que seja tratada devidamente e impedindo, inclusive, a contaminação de outras pessoas.

Alerta no Brasil

Um brasileiro que está fora do país contraiu a doença e segue sendo observado por autoridades de saúde. Nessa segunda-feira (23), a Anvisa emitiu alerta. De acordo com o órgão, distanciamento social e o uso de máscara é fundamental para se proteger da doença.

Mais de Noticias