Facebook
  RSS
  Whatsapp

SSA Amput conquista título da Copa Norte-Nordeste de Futebol de Amputados 2022

Compartilhar

 

A maior competição de futebol para atletas amputados do Brasil ocorreu no último fim de semana em Camaçari, entre 20 e 22 de maio. Numa partida bastante disputada, a equipe da capital baiana, SSA Amput venceu neste domingo (22/5) o Bahia pelo placar de 2 a 0 e conquistou o título. A terceira colocação ficou com o Potiguar, após vencer o Piauí por 4 a 2. Os três primeiros colocados já estão classificados para Copa Brasil 2022, que acontece em Ourinhos-SP, em setembro.

A Copa Norte-Nordeste de Futebol de Amputados foi realizada pela primeira vez na Bahia e reuniu oito equipes de seis estados: Camaçari, Bahia e SSA Amput da Bahia; Potiguar do Rio Grande do Norte; Tuna Lusa do Pará; Adesul do Ceará; Piauí e Amapá, ambos dos estados de mesmo nome. A fase classificatória ocorreu sexta (20/5) e sábado (21/5), e semifinal e final neste domingo (22/5), na Arena 2 de Julho.

Formado há pouco mais de 2 meses, o anfitrião Camaçari não conseguiu avançar na fase de classificação e deixou a competição mais cedo. “A equipe de Camaçari é muito boa, mas infelizmente tivemos pouco tempo de preparação, e futebol é assim”, lamentou o líder da equipe, Alex Fabiano.

O gestor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, explicou que o evento faz parte do projeto Jogos da Inclusão e que a intenção é realizar diferentes competições formadas por atletas com algum tipo de deficiência. “O plano é promover competições com atletas surdos, e com outros tipos de deficiência, pois a inclusão é uma das marcas da Sejuv”, destacou.

A evento que faz parte do calendário oficial da Associação Brasileira de Desporto para Deficiente Físico (ABDDF), foi realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Sejuv e da Associação Baiana de Desportos Adaptados (ABDA), com apoio das secretarias da Saúde (Sesau) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

Participaram da final, neste domingo (22), as titulares  da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro,  e da Sedes, Reni Oliveira, a subsecretária da Sejuv, Dilma Mendes, e o presidente da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta.

Resultado dos Jogos


1ª RODADA
Bahia 1 x 1 Camaçari
Adesul (CE) 6 x 1 Amapá (AP)
SSA Amput (BA) 2 x 2 Potiguar (RN)
Piauí 2 x 1 Tuna Luso (PA)
 
2ª RODADA
Camaçari 1 x 1 Piauí (PI)
Bahia 5 x 1 Tuna Luso (PA)
SSA Amput (BA) 3 x 2 Adesul (CE)
Amapá 0 x 7 Potiguar (RN)

3ª RODADA
Amapá (AP) 0 X 7 SSA Amput (BA)
Potiguar (RN) 1 X 1 Adesul (CE)
Piauí (PI) 1 X 7 Bahia
Camaçari 1 x 2 Tuna Lusa (PA)

SEMIFINAIS
Bahia 2 x 0 potiguar (RN)
SSA Amput 6 x 5 Piauí (PI)
 
DISPUTA 3ª COLOCAÇÃO
Potiguar 4 x 2 Piauí (PI)

FINAL
Bahia 0 x 2 SSA Amput (BA)

Foto: Adeilson Carvalho/Arquivo

--
Agência de Notícias

Mais de Camaçari