Facebook
  RSS
  Whatsapp

Com apoio da Prefeitura projeto social arrecada cabelos na Praça Abrantes

Compartilhar

 Foto: Adeilson Carvalho

Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através de diversas secretarias, além de 70 voluntários, o Instituto Transformando Vidas realiza, nesta quinta-feira (5/5), na Praça Abrantes, o Projeto Peruca Solidária. A iniciativa visa incentivar a doação de cabelos para confecção de perucas que serão destinadas a pacientes oncológicos, cadastrados no Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc).

A idealizadora do projeto social, Elisangela Oliveira, falou da importância da participação da administração municipal sobre as ações de hoje, e comemorou a união de todos os envolvidos, declarando, “quando todos se unem fica mais fácil a gente fazer o serviço social e, quando você vê, o evento já é um sucesso”.

Os organizadores do evento têm como meta arrecadar 200 doações ao longo do dia. Para tanto, uma grande estrutura foi montada em frente à Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, e diversos serviços na área de beleza são oferecidos gratuitamente por uma equipe formada por cabeleireiros, maquiadores, massagistas, esteticistas e fisioterapeutas. As crianças também têm a Área Kids, um espaço com brincadeiras, pinturas no rosto e jogos infantis.

Os primeiros doadores chegaram cedo ao local, como a moradora da Gleba B, Ângela dos Santos, que ficou sabendo do projeto através das redes sociais. Ela explicou que é a primeira vez que participa deste tipo de ação e, emocionada comentou, “hoje eu vim realizar o sonho de alguém”. Antes de ir para a escola, Yuri Oliveira também foi levar seus cabelos que mantinha há mais de quatro anos. “Eu vim doar por uma questão de empatia. Saber que eu posso ajudar uma pessoa a se sentir mais feliz é o que mais importa para mim.”, comentou o estudante de 17 anos.

A manicure e voluntária do projeto, Luzia Ribeiro, trabalha por conta própria, com atendimento domiciliar. Ela, que tem o cabelo curto disse, “eu não vim doar cabelo, mas amor. Através do meu serviço de manicure quero fazer alguém mais feliz hoje”. Segurando dois maços de cabelos, da irmã e do filho, a dona de casa, Selma Santos, falou da alegria de participar do evento e, ponderou, “a gente não sabe o dia de amanhã. Além destes cabelos que trago, também vou cortar meu cabelo aqui e, sei que a vida de alguém pode mudar, com este pequeno gesto”.

A paciente oncológica, Aurora Soares, que está em tratamento há cinco meses; e a moradora do Parque Verde I, Denise da Conceição, recuperada do câncer há mais de um ano, falaram da tristeza que sentiram quando o cabelo começou a cair. “Foi logo depois da primeira sessão, e foi uma tristeza muito grande para mim. A peruca vai me deixar ainda mais motivada com meu tratamento”, comentou Aurora, seguida da colega Denise, que acrescentou, “eu não tinha peruca, então usei chapéu e lenços, mas com certeza a peruca ajuda muito nossa autoestima”.

O Projeto Peruca Solidária segue até as 16h, mas quem não conseguir participar hoje, pode levar a doação à sede do Instituto Transformando Vidas, localizada na Rua das Almas, n.º 330, no bairro Quarenta e Seis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.


 

Mais de Camaçari