Facebook
  RSS
  Whatsapp

Seca das mangueiras ou mal do Recife

Compartilhar

 Foto Moura Positivo/Portal Abrantes

A Seca da Mangueira ou Mal do Recife é uma doença causada pelo fungo Ceratocistis fimbriata e a broca da mangueira, o inseto Hypocryphalusmangiferae, nas nossas condições, tem importância relativa no processo porser vetor ou transmitir o fungo para as plantas sadias. O fungo pode também infectar as plantas, penetrando pelas raízes, sem necessidade de vetor, como também pode ser disseminado pelas mudas de  mangueiras infectadas. No município de Camaçari, certamente a transmissão do fungo é realizada pela broca da mangueira, considerando que o ataque vem ocorrendo em mangueiras em desenvolvimento e adultas, muitas delas com mais de 30 anos, em diversas áreas ou lotes, a exemplo do Condomínio Albatroz, provocando a morte sumária das mangueiras.
Ceratocystis fimbriata ataca, além da mangueira, outras plantas hospedeiras, como abacate, ameixa, batata-doce, cacau, café, cássia fístula, cássia negra, coco, crotalária, figo,fumo, guandu, mamona, pêssego, seringueira e muitas outras.

 OS SINTOMAS

Os sintomas são amarelecimento, murcha e seca dos galhos, que geralmente têm início num ramo da extremidade da copa O sintoma típico da doença na mangueira é a seca progressiva da planta, causando uma morte descendente ou ascendente dependendo se a infecção ocorreu através de ramos ou de raízes, respectivamente.A broca, como o próprio nome indica, causa orifício nos ramos e troncos das mangueiras, facilitando a penetração e colonização do fungo no sistema vascular da planta (floema), com a progressão da infecção, paulatinamente, vai
matando os ramos e tronco até a morte das plantas (Fotos*).

Francisco Paulo Brandão Chiacchio

Mais de Camaçari