Facebook
  RSS
  Whatsapp

Começa nesta quarta (20) saque extraordinário do FGTS

Compartilhar

 

A partir desta quarta-feira (20/04), os trabalhadores nascidos em janeiro poderão fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Através do site da Caixa Econômica Federal o cidadão pode consultar se têm direito ao benefício, além de valores e datas para receber o dinheiro.

No mês passado o governo federal publicou uma Medida Provisória liberando o saque extraordinário. Em geral, o dinheiro das contas do fundo que os trabalhadores de carteira assinada têm direito, só podia ser sacado em situações específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria. 

Na consulta é preciso informar o número do NIS (PIS/Pasep), que se encontra na carteira de trabalho. De acordo com a Caixa, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

O pagamento segue até 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Qualquer pessoa que tiver conta vinculada do FGTS, ativa ou inativa, poderá sacar. Caso possua mais de uma conta do Fundo o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Não é preciso realizar a solicitação do dinheiro pois ele já está disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Todo o processo para pedir o saque será informatizado, sem a necessidade do cidadão comparecer a uma agência.

Vale salientar que o saque é facultativo ao trabalhador, ou seja, ele não é obrigado a sacar. Se ele não tiver interesse, pode indicar que não deseja receber o saque extraordinário acessando o aplicativo FGTS ou se dirigindo a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Confira o calendário:

 

Mais de Outras