Facebook
  RSS
  Whatsapp

Camaçari acolheu encontro territorial de profissionais de educação física

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Foi realizado no Teatro Alberto Martins, o ato de culminância de uma formação que, durante quase um ano, beneficiou professores de educação física e generalistas, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e outros profissionais de ensino da Rede Pública Municipal de Camaçari, contemplando também lideranças comunitárias que promovem atividades esportivas nas localidades onde atuam, bem como educadores dos municípios de Dias d’Ávila e Mata de São João. A formação é patrocinada pela empresa Bayer e resulta da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) do município e o Instituto Esporte e Educação (IEE), na manhã desta quarta-feira (6/4).

A cerimônia contou com a presença da secretária da Educação, Neurilene Martins, e foi marcada pelo reconhecimento de que os conteúdos e reflexões oportunizadas pela formação, de fato potencializaram a atuação dos cursistas em suas respectivas áreas, agregando o domínio de conceitos e técnicas que perpassam a funcionalidade da atividade física no desenvolvimento psicomotor e no processo de socialização e promoção da cidadania. “Estamos juntos, nos fortalecendo enquanto território e enquanto rede, aprendendo muito uns com os outros. Isso tudo coopera com o nosso intuito de constituir um designer curricular que nos permita alcançar a complexidade das identidades das nossas crianças e adolescentes”, pontuou a gestora.

O evento contou com demonstrações práticas de atividades integrativas, como a apresentação de Bocha, feita por alunas da Escola Pestalozzi de Camaçari. Também houve espaço para depoimentos de profissionais que passaram pela formação, a exemplo do professor de Educação Física Leandro Duarte, que leciona no Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari. “Essa foi uma iniciativa muito importante, pois mostra a verdadeira dimensão da Educação Física. Não é apenas a disciplina do esporte, ela mobiliza corpo e alma, e faz a diferença na vida dos alunos para além das habilidades motoras”, observou.

Os profissionais de educação dos municípios de Dias d’Ávila e Mata de São João também manifestaram contentamento com a iniciativa, agradecendo à Seduc pelo convite para integrar a formação. Luciana Silva é professora da Educação Infantil em Mata de São João e fez uma avaliação positiva da experiência. “Mudou completamente a minha forma de planejar as aulas, estou trazendo para a prática esses conhecimentos teóricos. Muitos conceitos ganharam um novo sentido para mim, como a palavra inclusão que assumiu uma proporção muito maior”, ponderou.

Pela tarde, encerrando a programação, outras atividades práticas foram realizadas com o grupo, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária. Ao todo, 60 profissionais concluíram a formação, sendo mais de 20 integrantes da rede pública de ensino local. Também participaram do evento, a representante da Bayer, Isa Tanaka, que destacou o compromisso social da multinacional alemã com as comunidades onde a empresa tem unidades instaladas; formadores do Instituto Esporte e Educação, que também avaliaram positivamente a experiência formativa; membros da Diretoria Pedagógica da Seduc; entre outros.

 

Agência de Notícias

Mais de Camaçari