Facebook
  RSS
  Whatsapp

Dia Internacional da Mulher é celebrado na Câmara de Camaçari com palestras, depoimentos e homenagens

Compartilhar

 

A Câmara Municipal de Camaçari ficou literalmente florida na manhã desta terça-feira (08/03), tanto pela decoração com inúmeras rosas, quanto pela quantidade de mulheres convidadas para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Uma sessão especial foi requerida e presidida pela vereadora Professora Angélica (PP) e contou com as presenças de autoridades políticas, educadoras, servidoras públicas e profissionais de diversas áreas.

Única mulher entre os parlamentares da atual legislatura, a vereadora Professora Angélica deixou expresso em seu discurso que as mulheres de Camaçari serão bem representadas na Casa. “Hoje só é uma data comemorativa, onde lembramos nossas conquistas e cobramos o que ainda não conquistamos. Não queremos só parabéns, queremos conquistar os nossos espaços a cada dia”, exaltou.

O vereador Tagner (PT) marcou presença na atividade e destacou que a sessão é especial por ser um momento de homenagens e de reflexão. “Obviamente a cidade de Camaçari tem um prejuízo com o fechamento da Secretaria da Mulher por seis anos, eu comemoro a reabertura, mas também lamento que depois desse tempo ficamos sem políticas públicas aqui na cidade. Hoje é uma data política e que a gente precisa de fato olhar como está a situação da mulher de Camaçari. Uma mulher que tanto sofre na busca para matricular seu filho na rede municipal, quando busca fazer um exame como uma mamografia, onde acompanho uma senhora que não consegue fazer uma biopsia, estão é um dia reflexivo e como vereador dessa cidade precisamos fortalecer as políticas públicas”, pontuou.

O vereador Gilvan Souza (PSDB) na oportunidade também pontuou que a data era reflexiva, em especial sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres mães de crianças com algum tipo de deficiência e sobre comportamentos. “Dentro dos dois últimos anos de pandemia nós observamos estatisticamente o aumento do feminicídio, da violência doméstica, da impaciência, da intolerância e isso parte para o lado mais frágil, e não estou direcionando isso a ocupação de espaço e de poder, estou falando do sentido de força mesmo, porque na disputa física na maioria das vezes a mulher sempre acaba perdendo, infelizmente. Precisamos saber qual é a política pública definida que existe e o que está faltando para ela de fato acontecer”.  

 

Já o vereador Deni de Isqueiro (UNIÃO BRASIL) exaltou que o dia das mulheres são todos os dias. "Elas vem conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade, é bem verdade que existe um abismo social, uma falta de equidade há muitos anos entre essa questão de gênero feminino e masculino, mas é bem verdade também os avanços. Elas conquistaram espaços na sociedade, cargos estratégicos, estão se empoderando, se tornando empreendedoras, ocupando posições importantes e merecem essa homenagem", disse.

Na plenária mulheres de todas as classes sociais, religiões e profissões, a exemplo da agente de trânsito, Gabriela Leão, que há 11 anos trabalha da Superintendência de Trânsito e Transporte (SST) de Camaçari que se sentiu homenageada com o evento. "Acredito que as mulheres tem sim o que comemorar. Há um tempo atrás por exemplo, agente de tânsito era uma profissão exclusivamente masculina. Hoje me sinto muito representada pelas minhas colegas de trabalho e aqui na Câmara foi fundamental ouvir tantas mulheres falando sobre representatividade da mulher dentro do município de Camaçari".

Ainda na sessão, forma homenageadas com placas, as 12 secretárias municipais e a primeira dama do município, Ivana Paula.  

Mais de Camaçari