Facebook
  RSS
  Whatsapp

Camaçari adere ao Programa Acolhe e reforça atenção às mulheres vítimas de violência

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Com objetivo de fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), na manhã desta quarta-feira (23/2), assinou o termo de adesão ao Programa Acolhe, iniciativa idealizada pelo Instituto Avon, que oferece acolhimento temporário e acompanhamento social, psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência.

O ato oficial de adesão ao programa aconteceu na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em Salvador, ocasião em que foi assinado o Termo de Cooperação entre a pasta estadual e o Instituto Avon. A titular da Sedes, Reni Oliveira, destacou que todas as iniciativas que tenham o intuito de fortalecer a rede de proteção às mulheres são necessárias e bem-vindas. “A adesão do município a essa iniciativa é muito importante, porque vem para somar e fortalecer as ações de enfrentamento, que já realizamos através da rede”, falou

A gerente de Causas do Instituto Avon, Regina Célia Braga explicou que o programa oferecerá acolhimento em hotéis da rede credenciada, tanto para mulheres em situação de violência quanto para os filhos delas. “O que vai acrescentar é que as mulheres terão uma possibilidade mais segura para o acolhimento. Esse acolhimento é para mulheres que vivem no ciclo de violência e que precisam buscar uma alternativa, uma estratégia para sair desse ciclo de violência, com saúde e com perspectiva de reintegração, principalmente no mercado no trabalho”, disse.

A titular da SPM, Julieta Palmeira, ressaltou que o programa denota o compromisso social do setor corporativo com a causa, que é um grande desafio para a sociedade. “O Programa Acolhe já vem sendo desenvolvido por volta de um ano pelo Instituto Avon, e a gente saúda essa iniciativa. Hoje assinamos o termo de cooperação que vai disponibilizar vagas nos hotéis da Rede Accor para aquelas mulheres que diante de uma classificação de risco, precisam de acolhimento temporário”, falou.

A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, Bella Batista, afirmou que o município só tem a ganhar com a adesão ao programa. “Sem sombra de dúvida vai ajudar muito, Camaçari só tem a ganhar, principalmente por conta do seu imenso território. Precisamos sempre de parcerias como essa, para fazer com que as políticas públicas voltadas para as mulheres do município sejam executadas da melhor forma possível”, disse.

Idealizado pelo Instituto Avon e Rede Accor, com apoio técnico do Instituto para Desenvolvimento Sustentável (INDES), o Programa Acolhe pretende contribuir para o fortalecimento da rede de proteção, com a oferta de vagas e hospedagem em hotéis às mulheres e seus filhos, com comprovada necessidade de acolhimento em decorrência de situação de violência doméstica e familiar.

Além de Camaçari, os municípios contemplados na Bahia são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Simões Filho e Lauro de Freitas. O acolhimento terá período máximo de 15 dias, e para ter acesso ao programa, o município deve passar por uma formação e observar os critérios estabelecidos e pactuados.

Também participaram do ato de adesão, a vereadora Fafá de Senhorinho e representantes de outros municípios.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari