Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sustentabilidade: População cobra instalação de lixeiras e banheiro em área administrada pela CCR Metrô Bahia

Falta lixeiras e banheiro no local

Compartilhar

 

Quem utiliza o canteiro central da Avenida Luiz Viana Filho, popularmente conhecida como Avenida Paralela, para praticar atividade física, tem sentido muita dificuldade para descartar aquela garrafinha de água, a embalagem de um lanche ou até mesmo um saco plástico.

Isso porque, nos cerca de 12 quilômetros de extensão da rota de lazer, construídos pela CCR Metrô Bahia com a implantação do Metrô de Salvador, não é possível encontrar se quer um espaço para descarte de lixo. A nossa equipe percorreu o trecho e não encontrou nenhum equipamento.

“Só tem lixeira nas passarelas onde tem estação, e mesmo assim tem locais que você não encontra. Dependendo por onde você saia tem que levar o lixo até em casa. Eu tenho carro, mas imagine quem vem de ônibus”, questionou dona Socorro, de 59 anos, que faz caminhada no local aos finais de semana. 

Ainda durante o percurso feito pela nossa equipe, conseguimos registrar muito lixo acumulado nos canteiros. Marmita de quentinha, embalagem de batata frita, garrafas de água e muitos sacos plásticos.

Região do CAB
Trecho do Centro Administrativo da Bahia

 

De acordo com informações do site Brasil Escola, os produtos que têm o plástico como matéria prima demoram em média 400 anos para concluir o seu processo de decomposição e causam danos incalculáveis para a natureza. 

Educação Ambiental

Não é só a empresa que precisa contribuir para a preservação através da instalação de lixeiras, as pessoas também precisam ter consciência e segurar o seu lixo até chegar a um local ideal para descarte.

Banheiro

Ainda durante a nossa caminhada pelo canteiro central da Avenida Paralela, a nossa equipe percebeu que não há banheiro no local, e o banheiro mais próximo está dentro das estações. Para usar é preciso pagar passagem, já que os equipamentos ficam após a catraca. 

“Eu saio de casa 6h, pego um ônibus, chego aqui por volta de 6h30 para fazer minha caminhada porque aqui é mais vazio e mais seguro também, o ruim é que eu tenho que beber pouca água, para não sentir vontade de ir ao banheiro, porque se der vontade tenho que pagar uma passagem para entrar no banheiro da estação”, relatou Roberto, usuário da via. 

O Portal Abrantes abre o espaço para que a CCR Metrô Bahia possa se posicionar sobre os questionamentos da população. 

Fotos relacionadas

Redação

Mais de Salvador