Serão iniciados testes de pílulas contra a Covid-19

 

Já está em fase de testes no Brasil a Paxlovid, pílula desenvolvida contra a Covid-19 pela farmacêutica Pfizer. Na Bahia os estudos já iniciaram e estão pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem vínculo com à Rede Ebserh.

Já foi iniciada a busca por voluntários e para quem tem interesse em participar do estudo, precisa procurar o laboratório de pesquisa e infectologia ou o núcleo de ensaios clínicos da instituição. Os dados preliminares da Pfizer mostram uma eficácia de 89% na prevenção de casos graves para quem já está infectado.

Quem está apto a participar da pesquisa são voluntários que não foram vacinados, com risco alto de desenvolver formas graves do vírus. O medicamento se mostrou efetivo em vacinados.

A pesquisa tem como objetivo verificar se a pílula além de combater a doença evitar a evolução do vírus. Como de costume, parte dos voluntários vão ingerir dois comprimidos diários do medicamento por 10 dias, enquanto a outra parte vai receber duas pílulas de placebo por dia pelo mesmo período, sendo avaliado por uma equipe do hospital a evolução do estado dos participantes por meio de análises clínicas e laboratoriais.

Fonte: Correio da Bahia

Mais de Saúde