Facebook
  RSS
  Whatsapp

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta quinta (20)

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Quinze beneficiários dos conjuntos habitacionais oriundos do extinto programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do condomínio Residencial Morada dos Sabiás, situado no bairro Jardim Limoeiro, concluíram curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão (Eletricista Básico), na tarde desta quinta-feira (20/1). Por meio do Programa Técnico Social (PTS), a formação foi integralizada em 80h de curso.

A qualificação foi realizada pela Secretaria da Habitação (Sehab), com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), cuja unidade em Camaçari acolheu o último encontro formativo da turma de eletricistas.

Com o objetivo de gerar emprego e renda para os beneficiários acima de 16 anos, a turma do Morada dos Sabiás iniciou o curso em 20 de dezembro de 2021. Segundo o subsecretário da pasta, Otaviano Maia, o objetivo do trabalho é integrar beneficiários do programa habitacional ao sistema de produção. “A ideia é garantir capacitação para que eles possam produzir e gerar renda nos próprios lugares em que moram”, explicou.

Juliana Lins, coordenadora técnica da unidade do Senai em Camaçari, explicou que o objetivo principal do curso é a atuação técnica, por meio de atividades práticas voltadas à capacitação em instalações elétricas prediais. “O aluno concluinte deste curso, numa residência, por exemplo, é capaz de realizar instalações do disjuntor, trocar lâmpadas, resistores, e também com foco em partidas de motor monofásico”, detalhou a coordenadora.

Matheus Felipe, de 26 anos e com ensino médio completo, chegou ao curso por orientação da mãe. Aos poucos, ele foi descobrindo o que lhe interessava. “Uma coisa que me chamou atenção foi descobrir como funcionam as luzes dos postes, por exemplo. Eu achava que a energia vinha de uma central, mas agora sei que funcionam por fotosensores e que é um processo automático que funciona a partir da ausência de luz”, compartilhou Matheus, com satisfação, o conhecimento adquirido.

A aluna Sônia Anunciação, de 64 anos com ensino médio completo, matriculou-se no curso sabendo o que queria: conquistar sua independência quanto à resolução de problemas elétricos dentro de sua casa. “Eu vim pra esse curso num foco: aprender a instalar tomada, saber trocar resistência do chuveiro elétrico, e ter habilidade com o interruptor. Eu aqui fiz tudo, foi muito proveitoso, mas o meu foco aqui foi esse e foi isso que aprendi”, declarou.

Além do curso em Elétrica, já foram oferecidas através do PTS formações em panificação, operação de empilhadeira, informática e em corte e costura. Pelo programa, em Camaçari, já passaram mais de 150 estudantes beneficiários do programa.

 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari