É grande a demanda de pacientes que buscam o PA Dr. Artur Sampaio com sintomas gripais

 

Recepção lotada e pacientes aguardando do lado de fora, essa é a realidade de muitas unidades de saúde do estado. Circulando pelos postos de Camaçari, a equipe do Portal encontrou o Pronto Atendimento (PA) Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes, na costa, com grande demanda de pacientes com sintomas gripais.

A unidade que atendia em média 80 pacientes, agora chega a 120 por dia. “Atendemos pacientes de urgência e emergência, onde após início de alguma dor aguda, um acidente como um corte, dentre outros, a pessoa vai passar por um médico que vai prestar o primeiro atendimento e avaliar a necessidade de internamento ou não. Se houver a necessidade de exame de laboratório nós coletamos e enviamos para UPA de Arembepe, que nos passa o resultado por e-mail. Temos dois médicos em cada período”, explicou a coordenadora do PA, Maria Auxiliadora Cerqueira.

Mesmo com aumento da procura por atendimento de pessoas sintomáticas gripais, os casos na sua maioria são mais simples. “Nós cremos e acreditamos que é em função da vacinação da maioria da população e a dose de reforço. Então mesmo que a pessoa contraia o vírus, esses sintomas estão sendo mais leves, diminuindo inclusive o internamento”, ressaltou a coordenadora.

Preocupada com a grande demanda, a gestora chama a atenção da população para a importância de manter as medidas de segurança. “O vírus continua circulando, continue usando máscara, álcool gel. O H3N2 está aí, o vírus que causa bronquiolite em criança está aí, precisamos proteger nossos idosos, evitemos estar em festa, por que a pandemia ainda não acabou”, exaltou.

Nesta sexta-feira (14/01), durante a visita do Portal ao PA de Abrantes, tinham quatro pacientes internados na sala amarela que oferta seis vagas. Já na sala vermelha tinha um paciente em observação, que apesar de ser sintomático respiratório, se recusava a ser internado.

Mais de Saúde